Paraná pode implantar um fundo de desenvolvimento do turismo

26/03/2015 16h13 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de André Nishizaki.
Deputado Tercilio Turini (PPS).

Deputado Tercilio Turini (PPS).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Tercilio Turini (PPS).
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa recebeu na noite da última terça-feira (24) o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. Na pauta da reunião a principal preocupação foi a necessidade de integrar as ações do governo neste setor com a ações da Assembleia. O objetivo é reforçar as políticas públicas para o desenvolvimento e a atração de investimentos para o turismo no estado. Com a reunião ficou clara a necessidade de aprovação de leis de incentivo ao setor.
“Por ser um estado rico, com uma agropecuária e uma indústria fortes, o Paraná tem deixado em segundo plano esta atividade econômica que é uma das mais rentáveis e que mais crescem no mundo”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Chico Brasileiro (PSD). “É preciso colocar o turismo como protagonista do desenvolvimento econômico do nosso estado”, completou. A deputada Maria Victória (PP) e o deputado Márcio Pacheco (PPL), membros da Comissão, também manifestaram apoio aos projetos de desenvolvimento do setor.
Entre as propostas discutidas estão a aprovação de uma lei de incentivos para a atração de investimentos e a criação do fundo de desenvolvimento do turismo, nos moldes dos existentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Com estes dois instrumentos legais, acreditamos ser possível viabilizar um Plano Estadual do Turismo”, afirmou Gimennes. Segundo ele, o estado possui 20 mil empresas ligadas à indústria turística, das quais 60% do ramo da alimentação. “É importante notar ainda que 50,3% dos visitantes dos nossos pontos turísticos são os próprios paranaenses”, disse.
Gimennes informou que a Paraná Turismo tem como prioridades neste ano a criação do projeto Paraná Turístico, de incentivo ao turismo interno, e dar visibilidade às atividades do setor, com participação em feiras nacionais e realização de eventos. Em junho, por exemplo, ocorrerá o lançamento das comemorações do Centenário do Turismo, marcado para acontecer em 2016 – posto que, para os estudiosos, o marco histórico da primeira mobilização paranaense em prol do turismo foi um convite feito a Santos Dumont, em 1916, para conhecer e apoiar a criação do Parque Nacional do Iguaçu.
Também em 2016, o instituto, que é vinculado à Secretaria do Esporte e do Turismo, pretende lançar o Plano Estadual do Turismo, já com todo o seu arcabouço legal e objetivos traçados pelo trade, órgãos públicos e prefeituras. Gimennes também apresentou aos parlamentares os quatro eixos do projeto Paraná Turístico: primeiro, o resgate da memória da atividade no estado; segundo, formação de equipe técnica de excelência; terceiro, incentivar o mercado do turismo; e, quarto, estabelecer uma agenda estruturante, que inclua a aprovação de legislação específica.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação