Projeto propõe a criação do Selo Estadual do Turismo de Experiência Objetivo é contribuir para que o setor tenha mais uma ferramenta para angariar clientes, gerando emprego e renda.

09/09/2020 11h26 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, protocolou um projeto de lei, lido na sessão plenária remota desta quarta-feira (09) da Assembleia, que institui a marca distintiva “Selo Estadual do Turismo de Experiência”. Pela proposta, o selo será conferido aos estabelecimentos, detentores de personalidade jurídica, que se dediquem à realização de atividade turística que permita conhecer e participar in loco da gastronomia, cultura e costumes característicos da localidade visitada. 

“É mais uma iniciativa para ajudar o setor turístico a se recuperar deste momento difícil que atravessa por conta da pandemia, possibilitando que os estabelecimentos tenham mais uma ferramenta para angariar clientes, gerando emprego, renda e arrecadação de impostos”, destaca o deputado. Ele ressalta que “essa modalidade de viagem rompe com a clássica visitação aos monumentos turísticos, pois incentiva o viajante a se aprofundar e conhecer um pouco mais da realidade dos moradores que vivem na região, explorando suas atribuições do dia a dia”.

De acordo com o texto, a emissão do selo deverá ser requerida pelo estabelecimento interessado ao Governo do Estado, que deverá padronizar a marca, e terá validade de dois anos, podendo ser renovada mediante requerimento. A matéria estabelece que a emissão da marca distintiva fica condicionada à inspeção e análise favorável pelo órgão certificador integrante da Administração Pública Estadual. Segundo o projeto, o estabelecimento que atender aos requisitos da Lei terá o direito de fazer uso publicitário do selo.

Exemplos - Introduzido no Brasil por meio de visitação às vinícolas situadas na serra gaúcha, onde os turistas conhecem todo o processo, desde o cultivo da uva até a produção da bebida, o turismo de experiência rapidamente se espalhou para outras atividades e por todo o território. “Não são poucos os municípios paranaenses que já incorporaram o turismo de experiência em suas atividades”, aponta o deputado Soldado Fruet, enfatizando que “em razão das várias culturas que aqui se estabeleceram e pela infinidade de belezas naturais, o Paraná tem potencial de ser protagonista nesta modalidade de turismo”.  

Como exemplos de turismo de experiência, o autor do projeto cita o Circuito Sabiá em Matelândia, onde famílias de agricultores rurais organizam visitas integradas às propriedades e oferecem almoço e café colonial com alimentos frescos e naturais, além de dois passeios disponíveis no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. No projeto Backstage Experience, o turista pode conhecer de perto como funciona o trabalho de conservação e recuperação dos animais. No Forest Experience, tem a oportunidade de visitar uma tribo de índios guaranis.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação