Paraná pode ter política de inclusão e acesso ao fomento cultural
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa do Paraná, projeto de lei para facilitar o acesso de grupos culturais tradicionais, discriminados, vulneráveis e invisibilizados a recursos públicos de editais de fomento à cultura. O projeto é assinado em parceria com o deputado Michele Caputo (PSDB).
Romanelli explica que a proposta surgiu de uma demanda apresentada pelo presidente do Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná, Gehad Ismail Hajar.
“É uma ação inédita no país e importante para estimular a produção cultural, a manutenção das expressões culturais paranaenses e democratizar o acesso à cultura em todo o Estado”, diz Romanelli.
Gehad defende que os editais de escolha das propostas incentivadas com recursos públicos são excludentes e favorecem constantemente os mesmos proponentes. “Por isso o Sindicato solicita a instituição de uma política estadual de inclusão e acesso ao fomento cultural”, reitera.
Pontuação
A proposta, que foi lida no plenário na sessão e seguiu para análise das Comissões permanentes da Assembleia, estabelece mecanismo de pontuação na nota final de avaliação dos editais culturais dos projetos propostos por artistas e técnicos-artísticos oriundos de grupos tradicionais, discriminados, vulneráveis e invisibilizados, dentre outros.
Notícias Relacionadas
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia mais
“A cultura precisa estar onde as pessoas estão”, afirma deputada Maria Victoria (PP) sobre a chegada do MAC a Maringá
Teatro Calil Haddad abre espaço permanente para receber acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Leia mais