Paranismo é movimento que merece ser conhecido e estudado, diz a deputada Márcia Huçulak (PSD)

04/04/2023 16h48 | por Assessoria Parlamentar

A parlamentar entregou um exemplar ao presidente da Casa, Ademar Traiano, e outro para o acervo do Poder Legislativo.Créditos: Divulgação

A deputada Márcia Huçulak (PSD) defendeu nesta terça-feira (4) a importância do Movimento Paranista para a História e cultura do estado.

Em discurso na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada destacou o livro “Paranismo”, do professor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, editado e lançado pela Fundação Cultural de Curitiba por ocasião do aniversário de 330 anos da capital.

A pedido do prefeito Rafael Greca, ela entregou um exemplar ao presidente da Casa, Ademar Traiano, e outro para o acervo do Poder Legislativo.

“Trata-se de uma obra primorosa, que reúne grandes nomes do Movimento Paranista”, disse Márcia. “Merece ser conhecida e estudada”.

O livro traz perfis de artistas como João Turin e Erbo Stenzel (na escultura); Alfredo Andersen e Gustavo Kopp (na pintura); Brasílio Itiberê, Augusto Stresser e Bento Mossurunga (na música); João Groff e Augusto Weiss (na fotografia); Annibal Requião e Arthur Rogger (no Cinema).

Trata-se de personagens importantes da História e cultura do Paraná. “O livro é um marco na preservação da nossa cultura”, reforçou a deputada.

O que é

O Paranismo é o movimento artístico e cultural que surgiu no início dos anos 1920. Foi marcado pela busca de uma autenticidade e identidade regionais, deixando um forte legado.

De acordo com o autor Teixeira Leite, que é carioca e milita nas artes há décadas, faltou ao Paraná promover maior divulgação da importância e riqueza do movimento.

Ele diz que pretende, com seu novo livro, ajudar a diminuir essa lacuna em nível nacional.

Incentivador

Márcia ponderou, ainda, que o prefeito de Curitiba e a primeira dama de Curitiba, Margarita Sansone, são grandes promotores do Paranismo e da cultura paranaense.

Greca criou o Memorial Paranista no Parque São Lourenço, citou ela. O espaço reúne obras de João Turin, naquele que é um dos maiores – se não o maior – jardim de esculturas externas da América Latina.

João Turin incorporou de forma única as características do Paranismo e se tornou uma referência em escultura no Brasil.

Manifesto

“Paranista é todo aquele que tem pelo Paraná uma afeição sincera, e que notavelmente demonstra em qualquer manifestação de atividade digna, útil a coletividade paranaense”, disse a deputada, citando um trecho do Manifesto Paranista, de 1927.