Parlamentares destacam atuação da Assembleia para mudança da modelagem de pedágio Mobilização de deputados, do setor produtivo e da sociedade civil fez com que governo federal desistisse da implantação do modelo com limite de desconto.

24/05/2021 16h30 | por Thiago Alonso
Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Gugu Bueno (PL).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Gugu Bueno (PL).

Deputado Hussein bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Hussein bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.

Parlamentares paranaenses destacaram nesta segunda-feira (24) a atuação da Assembleia Legislativa do Paraná na mudança do novo modelo de concessão de rodovias no Paraná. A alteração foi confirmada pelos governos federal e estadual. Em um primeiro momento, o Executivo federal anunciou que pretendia implantar um modelo híbrido de concessão onerosa. Após pressão da Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de dezenas de audiências públicas ocorridas em todas as regiões do Estado, o governo recuou da questão.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) disse que o anúncio feito pelo governo estadual reforçou a atuação firme da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa, que desde o início do ano defendeu este modelo e promoveu a realização de audiências públicas para ouvir o setor produtivo e a população paranaense em diferentes regiões.

“Sempre defendi o modelo de concessão baseado na menor tarifa e com a garantia de realização de obras previstas em contrato, para trazer rodovias mais seguras e transitáveis para os paranaenses por um preço justo. Os debates propostos pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia junto à sociedade ao longo deste ano foram essenciais para que não fossem repetidos os erros do passado, que foram extremamente prejudiciais para a população e à economia do Estado”, ressaltou Guerra.

A deputada Mabel Canto (PSC) usou a tribuna da Assembleia durante a Sessão Plenária para frisar o trabalho dos deputados estaduais. “Sempre destaquei a importância dos deputados estaduais nesta questão, com a união de todos os parlamentares contra um modelo que ninguém mais queria. Demos voz a todos os paranaenses. Temos ainda uma série de pontos controversos, como as 15 novas praças de pedágio e o degrau tarifário, mas quero ressaltar a força do trabalho coletivo dos deputados”, afirmou.

O deputado Gugu Bueno (PL) também ocupou tribuna da Assembleia para destacar a atuação dos parlamentares “O papel desta Casa foi reconhecido pelo governador Ratinho Junior nesta celeuma do pedágio. Nosso presidente, deputado Ademar Traiano, também reforçou este trabalho. A luta desta Casa sempre foi pela menor tarifa, sem outorga, garantia de obras realizadas no início do contrato. Este momento é uma grande vitória”, comentou.

Para o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), o desfecho positivo da questão tem a digital da Assembleia Legislativa. “Ecoa por todo o Paraná o brilhante trabalho desta Assembleia. O Paraná está vendo essa Assembleia trabalhar em diversas frentes, como as frentes sobre a covid e a sobre o pedágio. Esse debate culminou em uma posição firme do Estado do Paraná levada ao governo federal. Estamos vivendo uma nova era”, disse Bakri. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação