Parlamento Universitário 2023 tem recorde de Instituições de Ensino Superior participantes
Mais quatro entidades aderiram ao programa. Inscrições para os estudantes vão até o dia 21 de junho.
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná divulgou, nesta terça-feira (13), mais quatro Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao programa Parlamento Universitário 2023. Com isso, a edição deste ano terá 14 instituições participantes, o maior número desde a criação do projeto, em 2016.
O prazo para o credenciamento das IES havia sido prorrogado em razão do interesse dessas entidades em participar do programa de simulação de parlamento, que acontece entre os dias 20 e 28 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná.
“O Parlamento Universitário é o maior programa de parlamento simulado do país. Em quatro edições tivemos mais de 3.500 inscritos, o que comprova a grandeza e importância desse projeto”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Neste ano estamos retomando o programa, a última edição foi realizada em 2019 e interrompida em razão da pandemia, e o interesse por parte das instituições tem sido grande. São 14 entidades participantes, um recorde”, completou.
Dylliardi lembra ainda que quanto maior o número de inscritos em cada instituição, maior será a bancada dentro do Parlamento e, com isso, maior a chance de disputar cargos importantes. “Quanto mais inscritos e mais participação nos treinamentos, maior a bancada da IES e mais chance de ocupar cargos relevantes, como o de presidente, governador e presidente das comissões”.
A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Estácio e a Universidade Federal da Fronteira Sul são as novas credenciadas no projeto e alunos dessas instituições já podem fazer a inscrição no Parlamento Universitário 2023.
Eles se juntam aos estudantes da Uninter, UniCuritiba, PUC-PR, UniBrasil, UFPR, Unioeste, UENP, UEPG, UEL e Escola Paranaense de Direito e têm até o dia 21 de junho para fazer a inscrição no site do programa (https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario)
Treinamento
No dia 22 de junho, às 18h30, todos os inscritos devem participar de um treinamento sobre o processo legislativo e o funcionamento do Parlamento Universitário. Para os estudantes das Instituições de Ensino Superior de Curitiba, o treinamento será presencial, no plenário da Assembleia Legislativa. Já os estudantes do interior poderão fazer o treinamento de forma on-line (Zoom e canal do Youtube).
Essa participação é obrigatória aos inscritos. Após esse treinamento, as Instituições farão a seleção final dos estudantes que se tornarão deputados universitários. A lista com os participantes será divulgada em 4 de julho.
Notícias Relacionadas
Profissionais de relações institucionais compartilham experiências e desafios da carreira com estudantes da UFPR
Mesa-redonda reuniu especialistas para apresentar a atuação no diálogo entre entidades, empresas e agentes públicos.
Leia maisCiclo de palestras aproxima universitários da realidade do Parlamento Estadual
Evento promovido pela Escola do Legislativo apresenta a estudantes da UFPR a dinâmica institucional e administrativa da Alep
Leia maisSimpósio na Assembleia Legislativa debate inclusão, diagnóstico e direitos das pessoas com doença celíaca
Encontro foi promovido pela Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) em parceria com a Escola do Legislativo.
Leia mais
Assembleia Itinerante encerra participação na Expoingá com foco em cidadania, formação política e aproximação com a população
Programação da Assembleia Itinerante reuniu estudantes, idosos, empreendedores e lideranças regionais em ações de educação legislativa, debates públicos e serviços à comunidade durante a feira em Maringá.
Leia mais