Parlamento Universitário é destaque no 1º Encontro das Escolas de Gestão da Região Sul
Evento reuniu representantes de escolas de gestão do legislativo, executivo e judiciário do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira (12) durante a realização do 1º Encontro das Escolas de Gestão da região sul do Brasil, realizado na prefeitura de São Leopoldo (RS), a coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Francis Fontoura, apresentou o projeto Parlamento Universitário.
O evento reuniu gestores e representantes de diversas escolas de gestão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que compartilharam experiências e práticas realizados em seus ambientes.
O Parlamento Universitário, idealizado pela Escola do Legislativo do Paraná, é um dos principais programas do legislativo paranaense e aproxima estudantes universitários do processo legislativo, promovendo a educação cidadã e o engajamento político da juventude.
Durante sua apresentação, Francis Fontoura destacou a importância do projeto como uma ferramenta para a formação de uma nova geração de líderes conscientes e participativos. "O Parlamento Universitário é uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem de perto o funcionamento do sistema democrático e contribuírem ativamente para o desenvolvimento da sociedade", afirmou Fontoura.
O projeto prevê a realização de simulações de sessões legislativas, debates sobre temas relevantes e a elaboração de propostas de leis pelos próprios estudantes, que serão debatidas e votadas em um ambiente simulado, reproduzindo fielmente o processo legislativo.
A iniciativa recebeu elogios dos participantes do encontro, que reconheceram sua relevância para a formação acadêmica e cidadã dos jovens paranaenses.
O 1º Encontro das Escolas de Gestão da região sul do Brasil foi marcado não apenas pela troca de experiências entre as instituições. Durante o evento foram realizadas palestras e apresentações culturais.
Notícias Relacionadas
Fórum reúne profissionais de secretariado executivo de cooperativas na Assembleia Legislativa
Participantes conheceram o funcionamento do Parlamento e o trabalho do Cerimonial, setor responsável por eventos e solenidades da Assembleia.
Leia maisREEL reúne Câmaras da Região Metropolitana de Curitiba para fortalecer educação legislativa
Roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo Estadual, no Salão Nobre da Assembleia, estimulou a troca de experiências e a construção de iniciativas voltadas à formação cidadã.
Leia maisColégio Estadual do Paraná vence final do Debatedores Nota Mil na Assembleia
Competição reuniu quatro colégios no Plenário da Assembleia e estimulou estudantes a desenvolverem argumentação, pesquisa e pensamento crítico.
Leia maisPalestra aborda caminhos para superar formalismo excessivo nas contratações públicas
Procurador do Estado orienta servidores sobre elaboração de estudos técnicos e termos de referência.
Leia mais