Moda de viola? Que nada! O Política & Viola da TV Assembleia desta semana está cult, assim como o convidado da vez, o deputado Tadeu Venéri (PT). É que ele confessou, durante a atração que prefere ouvir Chico Buarque, Tom Jobim, uma boa música clássica às sertanejas que costumam embalar o programa. E como o músico convidado foi um cantor pra lá de eclético também, com oito CDs gravados, não deu outra. Atendeu o pedido. O cantor Roberto Nunes, acompanhado dos apresentadores Willian e Renan, mostrou que os anos que passou viajando com a banda de baile Fonte Luminosa, onde era o vocalista, não foram em vão. Para alegria de Venéri, tocou e cantou a canção, que é considerada um dos símbolos do período da ditadura, que Venéri combateu arduamente, “O Bêbado e a Equilibrista”, imortalizada na voz de Elis Regina.
(Sobe som))
Tadeu Venéri, que é de união da vitória, contou que é torcedor do Paraná clube, que é filho de pai ferroviário e de mãe professora e que veio para Curitiba em 1972. Ele é formado em Psicologia, mas foi bancário por muitos anos, o que o levou ao sindicato e à política. Disse que ficou viúvo cedo e que criou sozinho os dois filhos, que tinham um ano e meio e três meses quando perderam a mãe. Mais tarde se casou de novo e teve mais dois filhos.
Aos poucos, o parlamentar foi ficando a vontade, pedindo música e acabou muito emocionado ao ouvir uma canção que marcou a vida dele, “Tocando em frente”, de Almir Satter e Renato Teixeira. Era a música preferida de um grande amigo do deputado, que morreu em um acidente de carro.
(Sobe som))
((Sonora Tadeu))
O músico convidado, Roberto Nunes, falou da importância das mídias sociais na divulgação das músicas e dos artistas e de como se surpreendeu, de forma positiva, com o programa.
(Sonora)
Ele também fez bonito ao cantar Romaria, de Renato Teixeira...
(Sobe som)
O programa Política & Viola da TV Assembleia, com Tadeu Venéri, Roberto Nunes e Willian e Renan, vai ao ar neste sábado (30), às 21h30 e pode ser assistido outras duas vezes: no domingo (31) às 12h e na quinta (4), também às 21h30. No Canal 16 da Net ou no site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.