Partido mais antigo do país completa 100 anos Presidente do PCdoB no Paraná, Elton Barz, falou aos deputados sobre a trajetória e de personalidades que representaram a sigla.

21/03/2022 17h05 | por Ana Luzia Mikos
Professor Elton Barz, presidente do diretório estadual do PCdoB no Paraná.

Professor Elton Barz, presidente do diretório estadual do PCdoB no Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Professor Elton Barz, presidente do diretório estadual do PCdoB no Paraná.

Partido mais antigo do país, o PCdoB completa 100 anos esta semana e foi homenageado na Assembleia Legislativa. O Professor Elton Barz, presidente do Diretório Estadual do Partido Comunista do Brasil, esteve no plenário nesta segunda-feira (21), durante o horário do Grande Expediente, onde falou um pouco da trajetória e de personalidades que representaram a sigla. Entre eles, o arquiteto Oscar Niemayer e a primeira parlamentar do Paraná, a vereadora de Curitiba, Maria Olympia Carneiro Moche, eleita em 1947.

A proposição foi uma iniciativa do líder da Oposição na Casa, deputado Arilson Chiorato (PT). “O PCdoB participou ativamente de todos os momentos importantes nos últimos 100 anos com importante contribuição para o processo democrático do país”, afirmou.

Entre eles, a elaboração da Constituição de 88, com destaque à proposta apresentada por Jorge Amado, que garantia a liberdade religiosa no Brasil. “Desde 88 vivemos nosso maior momento na legalidade”, comentou Barz.

Com 15 mil filiados no estado, o PCdoB conta com 52 diretórios municipais no Paraná e tem atuação em movimentos sociais, estudantis e centrais sindicais.

História

No dia 25 de março de 1922, nove pessoas se reuniram, de forma clandestina, na cidade de Niterói, para fundar um movimento que se transformaria na Seção Brasileira da Internacional Comunista. O Partido Comunista do Brasil logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas. Foi o primeiro partido nacional do país, em uma época em que a política se organizava apenas regionalmente.

Ouça o Podcast relacionado