Em uma sessão solene, no fim da tarde desta sexta-feira (8), no Plenário da Assembleia Legislativa, o pastor pernambucano José Florêncio da Silva recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná, por iniciativa dos deputados Stephanes Júnior (PSB) e Tiago Amaral (PSB). Nascido em Garanhuns, José Florêncio chegou ao Paraná em 1969 para exercer uma atividade evangélica voltada a ação social. Hoje ele é o gerente administrativo da Confederação Evangélica de Assistência Social do Paraná (CEASPA), responsável pelos lares Esperança I, Esperança II, Boa Esperança e Casa do Vovô, todas em Curitiba e dedicadas a atender pessoas carentes e familiares e pacientes do Hospital Evangélico, que vêm do interior do estado. O Lar Esperança I, fica no bairro Bigorrilho, tem capacidade para 50 leitos e atende pessoas que vêm a capital em busca de atendimento de saúde, fornecendo hospedagem e alimentação; o Lar Esperança II, localizado no Campo Comprido, conta com 30 leitos e atende pessoas que estão em recuperação , sem vínculo familiar e sem residência fixa, fornecendo acolhimento integral; o Boa Esperança, situado no bairro Rebouças, tem 250 leitos e atende pessoas em situação de rua, sendo 230 em regime de Casa de Passagem com pernoite, jantar e local para higiene pessoal e 20 em regime de acolhimento, com pernoite, café da manhã, almoço, lanche e jantar; e a Casa do Vovô, no bairro Pinheirinho, com 20 leitos e atendendo homens com mais de 60 anos, em regime de acolhimento integral.
Stephanes destacou a importância do trabalho social desenvolvido por José Florêncio como exemplo de voluntariado e solidariedade, capaz de dar apoio a quem passa por momentos difíceis.
(Sonora)
O pastor é teólogo, graduado pela Faculdade de Lorena (SP), além de ter atuado na Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, mantenedora do Hospital Evangélico e da Faculdade Evangélica do Paraná. Presidiu a Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil/ Conselho Estadual do Paraná, que representa membros presbíteros, evangelistas, missionários, pastores e ministros do Evangelho de 18 denominações e foi Destaque Nacional pela Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados em 2004.
Pastor desde 1978, José Florêncio passou por municípios como Nova Esperança, Mauá da Serra, Guaíra e Laranjeiras do Sul, fazendo trabalhos assistenciais em todos os locais onde trabalhou. Em 1985 voltou a atuar na CEASPA, instituída pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná, sem fins lucrativos, voltada a atender a população carente. Hoje atende a uma média de 300 pessoas por dia. Ele se emocionou com a homenagem da Assembleia e citou a Bíblia para falar do trabalho e do que representa o título.
(Sonora)
Participaram ainda da sessão solene, representantes do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros, do Tribunal de Justiça, pastores e líderes religiosos de diversas denominações, e a deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.