Faltando pouco mais de quatro meses para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) iniciou nesta quinta-feira (23) uma parceria inédita com o grupo Eureka para realizar aulões no Plenário da Casa e para o lançamento de um concurso de redação para 48 mil alunos da rede pública estadual.
O projeto, chamado “Assembleia Legislativa no Enem”, começou com um aulão preparatório para o Enem e para o vestibular no Plenário da Casa – o mesmo onde são realizadas as sessões e as votações dos projetos de lei pelos deputados estaduais. Uma equipe de 16 professores ministrou aulas para mais de 500 alunos, durante mais de duas horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
“A Assembleia Legislativa no Enem” é uma parceria entre o grupo Eureka e a Mesa Executiva da Casa, com a finalidade de abrir as portas da Assembleia para aproximar os estudantes do Legislativo e oferecer educação gratuita de qualidade. “Queremos dar a nossa contribuição para que os jovens possam ter maiores chances de se preparar para entrar numa faculdade”, disse o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB). “Ao mesmo tempo, lançamos um concurso de redação inédito para despertar os jovens para a importância do exercício da cidadania”, completou.
Este é o segundo ano consecutivo que a Assembleia e o Projeto Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares. Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição, num período de 19 semanas.
Em 2016 as aulas voltarão a ser transmitidas, na programação da TV Assembleia e pelo site da Alep, a partir do mês de agosto. Até lá, os estudantes poderão rever os conteúdos apresentados em 2015, pois os vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site da Assembleia Legislativa (www.alep.pr.gov.br).
Segundo o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka, a parceria com a Alep é importante porque amplia o número de estudantes envolvidos pelo programa, com a veiculação das aulas pela TV Assembleia. Para 2016, a estimativa é que, através desta parceria com o Legislativo, mais de 100 mil alunos sejam beneficiados diretamente em todo o estado. Em Curitiba são 100 mil inscritos para as provas do Enem, no Paraná o número atinge a marca de 454 mil inscritos e no Brasil, são 8,6 milhões, tornando o Enem 2016 o maior da história.
“Temos aqui um momento especial, mais de 560 pessoas envolvidas para uma aula preparatória para o maior Enem do país. Isso é histórico e para nós é muito emocionante”, disse o professor. “Em 162 anos do Legislativo é a primeira vez que vemos isso. Essa garotada podendo vivenciar o Poder Legislativo é muito significativo. É a ‘Casa do Povo’ e, hoje, necessariamente, é a ‘Casa do Povo’ que quer ter aula”, completou o professor.
Oportunidade – O momento especial e inédito vivido nesta tarde na Assembleia foi ressaltado também pelo deputado Tadeu Veneri (PT), que viu o aulão como sendo uma ótima oportunidade para muitos jovens e como demonstração de que é perfeitamente possível mudarmos a realidade. “Agradeço aos professores que estão fazendo isso, porque mais do que qualquer coisa, vocês estão oferecendo oportunidades”, disse. “Aproveitem a oportunidade”, conclamou.
A diferença – A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, professora Vivian Rita Meza de Oliveira, disse que o aulão é fundamental para esses estudantes, pois “funciona como mola propulsora, porque ele (aluno) detecta que vão ter ‘n’ oportunidades para ele, mas que ele precisa deter o conhecimento, que é algo que ninguém tira dele. O aulão tem essa condição de tocá-lo, que ele consegue absorver mais informações e fazer a diferença para que consiga ir pro Enem motivado”.
Para ela, a escolha de fazer o aulão no Plenário da Assembleia foi uma ideia feliz. “Extremamente emblemático trazer esses jovens para cá e mostrar essa Casa que é do povo. Nada melhor para essa geração construir esses valores na vida deles. Mostrar a eles que tudo é possível na vida, mas a sua ação enquanto indivíduo faz a diferença”, concluiu.
Multiplicador – Para o professor de Geografia, Laércio de Mello, o aulão é algo inovador que vai contribuir para a questão cívica dos estudantes e servirá como uma semente para a disseminação do trabalho aos demais alunos. “Temos que ver que são 500 alunos que vão multiplicar a ideia, contando como é o processo e vão se entusiasmar. O ensino exige entusiasmo e o Brasil precisa disto. É o caminho para que consigamos resolver uma parte dos problemas. Passa pelo ensino”.
Concurso de Redação – O “1º Concurso de Redação”, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o grupo Eureka, será realizado no dia 11 de agosto de 2016, para alunos de 14 a 19 anos, matriculados nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas públicas de Curitiba. Os estudantes das 132 escolas estaduais da capital participarão do certame.
O tema do concurso será: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”. Serão premiadas cinco redações do 1º ano, cinco do 2º ano e dez do 3º, que atingirem a maior pontuação dentro do sistema de avaliação do Enem.
O autor de cada uma das redações selecionadas receberá um tablet como premiação, oferecido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os alunos finalistas também terão a oportunidade de participar da sessão plenária e ter as redações expostas no Espaço Cultural da Casa.
Serão selecionadas as redações com maior pontuação e que estejam de acordo com as normas pré-estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Caberá ao grupo Eureka aplicar e corrigir as redações. Da decisão da comissão avaliadora do grupo Eureka não caberá nenhum recurso ou revisão de prova. Não serão devolvidos os textos e quaisquer materiais entregues aos cuidados do grupo Eureka e da Assembleia Legislativa do Paraná.
As redações vencedoras e a data da cerimônia da premiação serão divulgadas pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 14 de setembro de 2016, através das redes sociais, site da Assembleia e do grupo Eureka. No mês de setembro também será feita a solenidade para entrega dos prêmios.