Péricles Participa de Seminário Para Presidentes de Comissões de Educação, Em Brasília

11/05/2007 15h31 | por Luis Otávio Dias / (41) 3350-4250 - 9621-2141
Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) desembarca em Brasília na próxima terça-feira, dia 15, para participar de um seminário que vai reunir os presidentes de Comissões de Educação das Assembléias Legislativas de todo o Brasil. O evento será promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e tem como objetivo integrar as discussões sobre educação nas esferas federal e estadual. “A educação brasileira passa por um grande avanço. Medidas do governo federal como o novo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a implantação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, vão ampliar os investimentos na educação básica, atendendo todo o universo de alunos da rede pública, garantindo assim, mais qualidade para o ensino”, ressalta Péricles. Segundo o deputado, a presença do Paraná no evento reforça o debate da educação entre o Poder Legislativo brasileiro. Para o seminário de Brasília estão programadas, pela manhã, discussões sobre os impactos e as oportunidades de melhoria para Estados e Municípios com o lançamento do PDE, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Vão abordar as inovações do Fundeb, com apresentação da deputada Fátima Bezerra (PT– RN), relatora da Medida Provisória 339/06, que regulamenta o Fundo. À tarde, o Instituto DNA Brasil fará apresentação do relatório DNA da Educação. Outro assunto de destaque é o Projeto de Lei 619/07, que trata do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público e da educação básica. Será apresentado pelo deputado federal Severiano Alves (PDT-BA), relator da matéria. Após as plenárias, às 18 horas, os deputados participam de uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. De acordo com a programação, a abertura do seminário está prevista para as 9 horas e o encerramento às 17h30.