Personalidades de Umuarama e região são homenageadas durante abertura da Assembleia Itinerante Em formato diferente na cidade, projeto do Poder Legislativo que ouve as demandas da sociedade estará na ExpoUmuarama até o dia 17 de março.

08/03/2024 11h26 | por Thiago Alonso

As homenagens ocorreram no decorrer da solenidade que deu início à 49ª ExpoUmuarama, que será realizada até o dia 17 de março, no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega.Créditos: Jhenifer Lorrany

Vinte e duas personalidades de destaque de Umuarama e região foram homenageadas na noite desta quinta-feira (07) durante a abertura de mais uma edição da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado. As homenagens ocorreram no decorrer da solenidade que deu início à 49ª ExpoUmuarama, que será realizada até o dia 17 de março, no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega.

Os diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia foram entregues pelo deputado Do Carmo (União) e pelo deputado licenciado e secretário de Turismo, Márcio Nunes (PSD). Também participaram da solenidade os deputados estaduais Tiago Amaral (PSD) e Soldado Adriano José (PP), os deputados federais Tião Medeiros (PP) e Felipe Francischini (União), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.

O deputado Do Carmo destacou a importância dos homenageados para o município. “Estás oficialmente instalado o estande da Assembleia Itinerante no município de Umuarama, que ficará aqui até o dia 17 de março. Durante a solenidade de abertura, homenageamos nomes do município e da região que têm impacto na sociedade e trabalhos de referência para o desenvolvimento do nosso Estado. Será uma festa de sucesso e certamente trará mais desenvolvimento para a cidade”, declarou.

A Assembleia Itinerante se instala na cidade em novo formato: ao invés de uma sessão especial para receber as reivindicações da população, a interiorização da Assembleia ocorre durante todo o período da ExpoUmuarama. Desta forma, o tradicional estande da Assembleia Legislativa fica aberto receber as demandas da população. No espaço, os deputados estaduais vão atender representantes de entidades classe e de membros da sociedade civil organizada.

Além disso, a população também poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, fazendo propostas e sugerindo iniciativas para os parlamentares. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

Ainda em março estão marcadas sessões especiais da Assembleia Itinerante para o dia 14, em Francisco Beltrão, e dia 20, em Telêmaco Borba. A primeira edição de 2024 da Assembleia Itinerante foi realizada em Arapongas. O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantada pela atual gestão do parlamento, no ano passado a iniciativa ocorreu nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. O objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

Homenageados

O deputado Do Carmo reconheceu a importância do trabalho do ex-presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Sidney Carlos Lujan, do presidente do Grupo Gazin, Mario Valério Gazin, do atual presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, dos pecuaristas e representantes de todos os associados da Sociedade Rural de Umuarama, Joaquim Fernandes Martins e João Sala, da produtora rural Maria Rosa Zafanelli, do produtor rural Gerson Bortoli, o criador de projeto de taekwondo, Ailton Rebelatto Vieira, do presidente da Associação de Recuperação de Alcoólatras de Umuarama, Rodrigo César Cardoso da Silva, da representante do Projeto Bebê Feliz, Elza Emiko Oda Nakano, da Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama, Tayla Bruna de Oliveira Conceição, do tenente-coronel Cláudio Roberto Longo Silva, e do representante da Coordenadoria de Associações de Moradores de Umuarama e Região, Genésio Lourenco da Silva.

Já o deputado Márcio Nunes homenageou o prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, o ex-vice-prefeito, Sérgio Evandro Paulatti Frederico, a chefe do Núcleo de Educação, Gilmara Zanatta, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silmara Ruiz, a presidente da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama, Ana Maria Polaquini, o ex-ministro e ex-deputado federal, Osmar Serraglio, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, Miguel Fuentes Romero Neto, o reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia e o radialista Aparecido Aragão Filho.