Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Pesquisa aponta nível de satisfação dos usuários e operadores do Porto de Paranaguá

Podcast
((Descrição do áudio))

O nível de satisfação de trabalhadores, empresários, operadores e da comunidade com o Porto de Paranaguá foi transformado em números e estatísticas. Os dados da pesquisa de avaliação do porto solicitada pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná foram apresentados nesta terça-feira (20) em uma audiência pública que reuniu os principais envolvidos nas operações portuárias do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), enalteceu o trabalho desenvolvido pelos deputados da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, que buscaram o conhecimento para poder cobrar melhorias e atender as necessidades da população.

BG

A avaliação inédita ouviu a opinião de 400 moradores de Paranaguá, 300 caminhoneiros que tem o porto como origem ou destino, 23 operadores, sete entidades representantes de exportadores e quatro sindicatos de trabalhadores. Os dados foram coletados entre os dias 20 de abril e 10 de maio de 2017 e apresentam uma margem de erro de 5%. A nota média obtida pela infraestrutura e operação do porto foi de quatro pontos. A melhoria nas condições de trabalho em diferentes setores ficou evidente, com índices que ultrapassaram 90%.

Segundo o presidente da comissão, deputado Tião Medeiros (PTB), a avaliação foi necessária diante do grande número de reclamações em relação ao porto. Os dados são um retrato fiel da realidade de quem vive o dia a dia portuário e também uma oportunidade para conhecer as demandas ainda pendentes.

Sonora

O pior resultado foi no item que avaliou a segurança das vias de acesso ao Porto de Paranaguá, com uma média de 0,84 pontos. Para 64% dos caminhoneiros entrevistados o item mereceu nota zero. Para o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalen, esse será o principal desafio da administração portuária.

Sonora

Para Luiz Henrique Dividino, diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a pesquisa é uma excelente ferramenta para conhecer a opinião da sociedade e servirá de base para aperfeiçoar boas iniciativas e adotar novas práticas.

Sonora

João Antônio Lozano Baptista, presidente da Frente Intersindical Portuária de Paranaguá, reconheceu os avanços conquistados com as mudanças implantadas pela atual gestão do porto.

Sonora

Representantes de todos os setores receberam uma cópia de todo o material produzido. O relatório final passará por uma ampla avaliação da comissão a fim de definir as estratégias de atuação para intermediação de soluções dos problemas apontados na pesquisa.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação