Pfl Detalha Nova Postura Política

31/10/2005 10h32 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 31/10/05Jornalista: Carlos SouzaPFL DETALHA NOVA POSTURA POLÍTICAIntegrantes da cúpula estadual do PFL e representantes da sigla na região dos Campos Gerais se reuniram neste sábado (29), em Castro (PR), para discutir a nova postura e imagem do partido, visando às eleições nacionais e estaduais de 2006. O encontro, que aconteceu no Moinho da Cooperativa Castrolanda, foi coordenado pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães.Entre as lideranças presentes ao evento, estiveram o presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion, o presidente municipal da legenda, José Lupion Neto, o deputado federal Eduardo Sciarra, e o candidato a deputado estadual Osmar Bertoldi, e o secretário geral do PFL, Gilberto Carvalho.Também participaram do encontro, o presidente do PFL Jovem, Pedro Lupion, o presidente da Câmara Municipal de Carambeí, Inácio Gomes, que esteve representando os demais vereadores e prefeitos da região dos Campos Gerais, o vice-prefeito de Ponta Grossa, Rogério Serman, entre outros. Ao todo, mais de 200 pessoas marcaram presença, com representantes de 19 municípios: Arapoti, Carambeí, Cascavel, Castro, Conselheiro Mairinck, Curitiba, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Marumbi, Ortigueira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Rocandor, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Umuarama e Ventania.IMAGEM – Durante o encontro, os membros da cúpula estadual do partido ressaltaram que o momento exige uma reestruturação e que era preciso dar uma nova linha ao PFL. “O partido não soube se impor no passado, mas isso mudou. A partir de agora vamos mostrar o que significa ser PFL”, garantiu o presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion.Lupion também convocou os pefelistas a participarem do pleito eleitoral, a exemplo do vice-prefeito de Ponta Grossa, Rogério Serman, que foi convocado a disputar uma vaga na Câmara Federal.Para o deputado e líder do PFL na Assembléia Legislativa, deputado Plauto Miró Guimarães, “hoje, o partido assume uma nova postura para as eleições do próximo ano. Continuamos com nosso propósito de caminhar para uma coligação com os partidos de oposição ao atual governo, mas o partido não vai abrir mão de eleger seus deputados estaduais e federais”.Durante o evento, o ex-prefeito de Curitiba e atual presidente do Instituto Tancredo Neves no Paraná, Cássio Taniguchi, também ministrou uma palestra destacando o reposicionamento da legenda e detalhando o plano de governo elaborado para o Estado e o País. “Há 20 anos o PFL foi criado em sintonia com o sentimento do povo brasileiro pela democracia. Mas, hoje, o partido renasce sintonizado com o desejo de mudança da sociedade brasileira”, disse Taniguchi, lembrando que essa mudança está alicerçada em princípios éticos, na competência e em idéias capazes de oferecer aos brasileiros uma vida melhor. Miró acrescenta ainda que o processo de “refundação” do partido, “faz parte de um processo natural e necessário de atualização do ideário existente”.De acordo com Taniguchi, estão na pauta das próximas reuniões assuntos referentes às metas do partido para as eleições 2006, refundação e organização partidária. “Toda parte programática do PFL foi reformulada e há a necessidade de aplicarmos essas novas diretrizes em relação aos nossos projetos de desenvolvimento do País”, destaca. Atualmente, o partido conta com 37 candidatos ao Legislativo e outros 17 nomes para a disputa da Câmara Federal.PLANO DE GOVERNO – Entre as ações propostas pela executiva estadual do PFL, Taniguchi reforçou que as principais medidas serão a retomada do desenvolvimento econômico e social; a modernização da logística do Estado; a complementação das cadeias produtivas; a elaboração de um novo conceito de Parceria Público-Privadas (PPP´s); o combate ao falso moralismo e a corrupção e o respeito às pessoas. Com isso, o partido espera recompor a auto-estima e o orgulho de ser paranaense.Na esfera nacional, o PFL estipulou cinco diretrizes principais que envolvem: Modernização econômica e geração de empregos; Modernização política e administrativa; Promoção de oportunidades (educação, emprego, cultura e esportes); Qualidade de vida (segurança, lazer, saúde, meio ambiente, habitação e desenvolvimento urbano); Afirmação nacional e respeito internacional.