Planejamento do Estado aproxima o Legislativo da sociedade, afirma deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

29/05/2023 10h12 | por Assessoria Parlamentar

Os encontros regionais foram organizados pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e aconteceram em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco.Créditos: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta sexta-feira, 26, que os quatro encontros regionais realizados durante a semana, em parceria com a secretaria estadual do Planejamento, para discutir programas, ferramentas e leis que tratam de investimentos e ações do Estado, nos médio e longo prazos, ajudaram a aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade.

“Debatemos o Paraná do futuro em conjunto com lideranças, gestores públicos, agentes políticos e com a sociedade civil organizada. Apresentamos instrumentos de gestão pública e ouvimos demandas que ajudarão o Estado a desenhar um mapa que vai permitir ao Paraná avançar mais rapidamente no seu desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Romanelli, que preside a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.

Os encontros regionais foram organizados pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e aconteceram em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco, entre quinta e sexta-feira. A ação conjunta entre o Executivo e o Legislativo aconteceu dentro do projeto Rede 399, que debateu iniciativas como o Conecta399, o programa Paraná Produtivo e as leis orçamentárias, com foco no Plano Plurianual (PPA), que será elaborado neste ano, com validade para o período de 2024 até 2027.

“O PPA é uma bússola, mas também serve de mapa. Ele orienta as políticas públicas que depois são executadas com os recursos do orçamento”, explicou Romanelli. “É importante ouvir todas as regiões e conhecer a demandas, para que o plano contemple as necessidades identificadas por quem vive fora da Capital, onde o PPA normalmente era escrito. Estes encontros são inovadores e históricos dentro da gestão do Estado”, salientou o deputado.