Plano de Resíduos e aniversário da Defensoria Pública são debatidos na sessão desta segunda
Na sessão plenária desta segunda-feira (24), passou em primeiro turno de votação e recebeu emendas na segunda votação na sessão extraordinária, feita logo em seguida, o projeto do Governo que estabelece normas para a elaboração, revisão, complementação, operacionalização e fiscalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS-PR). Agora as alterações serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre as emendas, está por exemplo, a que prevê melhorias e reconhecimento para os catadores de materiais recicláveis e incentivos do Governo para que as empresas tenham condições de promover a logística reversa, que é o reaproveitamento da matéria prima que produzem, explica o deputado Evandro Araújo (PSC), um dos autores das emendas e relator do projeto na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.
(Sonora)
O projeto, pretende criar um instrumento de planejamento destinado a organizar e estabelecer a gestão dos resíduos sólidos no estado, que, segundo ele, foi elaborado de forma democrática, com a realização de fóruns, oficinas e visitas técnicas. Ele também é um projeto de lei que dialoga com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
O prazo de vigência do PERS-PR é indeterminado, com um horizonte de atuação de 20 anos, devendo ser revisado a cada quatro anos. O plano deve conter diretrizes, estratégias, programas, ações e projetos para o cumprimento das metas estabelecidas. A matéria prevê a participação popular no Plano, desde a elaboração até a fiscalização das ações.
De acordo com a justificativa do projeto, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos quer "apresentar e orientar soluções regionais integradas para o equacionamento das grandes questões relativas à produção, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no território paranaense". O Governo afirma que formalizar a base legal do PERS é importante para promover a gestão adequada e planejada dos resíduos.
(Sobe som))
Também durante a sessão plenária desta segunda-feira, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), fez a leitura do ato 3/2021 do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), instalando a Comissão Especial que vai analisar a proposta do Poder Executivo (PEC 1/2021) que propõe a criação do Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) no âmbito da Segurança Pública do Estado.
(Sobe som))
O objetivo do governo é adequar a legislação estadual a uma recente alteração constitucional promovida pela Emenda Constitucional 104/2019, que previu a existência da Polícia Penal entre os órgãos integrantes da Segurança Pública.
Também foi anunciada a abertura de prazo para que os deputados apresentem emendas ao texto proposto pelo Executivo. De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, os deputados têm o período de três sessões plenárias para sugerir mudanças ao texto da PEc.
(Sobe som))
No início da sessão ordinária, o horário do grande expediente contou com a participação da presidenta da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná (Adepar), Ana Carolina Teixeira. Ela falou sobre os 10 anos de instalação da Defensoria Pública no Estado. A data foi comemorada no último dia 19. Lembrou que a Defensoria é a principal política pública para acesso à Justiça; e que esta democratização se dá através da Defensoria.
(Sobe som))
Ana Carolina Teixeira afirmou ainda que, mesmo com todas as conquistas, a instituição necessita de apoio, já que há um grande déficit de defensores, abaixo da média nacional. Estima-se que 88% das comarcas não contam com defensor.
Áudios
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) cobra Poder Executivo por pagamento retroativo de direitos dos servidores públicos estaduais
Ofício solicita um projeto de lei que autorize o pagamento conforme previsto na Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Leia maisComissão de Saúde Pública aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista
Proposta que prevê multas para quem utilizar entorpecentes em público também avança no colegiado.
Leia maisProposta que inclui idosos, pessoas com TEA e PCDs entre os atendidos pelo Alerta para Resgate de Pessoas (ARP) avança na Assembleia
Projeto que amplia política de contingência criada em 2017 foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Leia maisComissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre trilhas ecológicas, proteção animal e prevenção de desastres
Entre as propostas analisadas está o Projeto de Lei 778/2023, do deputado Goura (PDT), que cria o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná (SETrilhas/PR).
Leia mais