Nesta quinta-feira (13, a partir de duas horas da tarde (14 h) acontece no plenarinho da Assembleia uma audiência pública sobre o Plano Nacional e o Estadual de Economia Solidária, para os próximos quatro anos(2015 a 2019). Ela vai ser promovida pelos presidentes de duas comissões da Casa: de Cultura, Péricles de Mello (PT) e de Direitos Humanos e Cidadania, Tadeu Venéri (PT).
A audiência deve contar com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Fórum Nacional de Economia Solidária e de do Fórum Paranaense de Economia Solidária.
O Plano Estadual é resultado da Terceira Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada em julho de 2014.
A economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, com o objetivo de fortalecimento do conceito de agricultura familiar, sem prejudicar o meio ambiente. É considerada uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e à inclusão social, já que incentiva a formação de cooperativas e associações para comercializar os produtos de forma justa.
Segundo o deputado Tadeu Venéri, a audiência foi marcada em função do Encontro de Economia Solidária, que vai acontecer de quinta até o próximo sábado, em Curitiba. Ele diz que quer buscar formas de melhorar a condição de vida de quem vive da economia solidária no Paraná, discutindo o marco legal.
(sonora)