Plauto assume nesta quarta-feira (1º) novo mandato de 1º secretário da Alep Como 1º secretário, o deputado auxilia na condução das sessões plenárias e gerencia administrativamente o funcionamento da Assembleia.

31/01/2017 17h49 | por Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria.
Deputado Plauto Miró Guimarães (DEM).

Deputado Plauto Miró Guimarães (DEM).Créditos: Brunno Zotto/ Alep

Deputado Plauto Miró Guimarães (DEM).


O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) toma posse nesta quarta-feira (1º) para uma nova gestão da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), novamente como 1º secretário. Plauto foi reconduzido ao cargo por decisão unânime do Plenário, juntamente com o deputado Ademar Traiano (PSDB), reeleito para a presidência da Casa até janeiro de 2019.

A função do 1º secretário, além de auxiliar na condução das sessões plenárias, é a de gerenciar e administrar o funcionamento da Assembleia. “É uma tarefa difícil e ao mesmo tempo gratificante. Conseguimos colocar o Legislativo paranaense em destaque nacional. Somos um exemplo para os demais estados. Além disso, tenho minhas obrigações como representante das cidades da região dos Campos Gerais”.

Um dos fatores que contribuiu para isso é o fato da Alep ter simplificado o acesso às informações com a modernização do Portal da Transparência, segundo Plauto. “Sabemos que há muito para fazer e é por isso que vamos continuar firmes na proposta de tornar a Assembleia Legislativa do Paraná uma referência em gestão.”

Como 1º secretário, Plauto foi responsável por mudanças significativas na administração da Assembleia. Promoveu relevante economia nos gastos, com a devolução de R$ 1,1 bilhão ao Governo do Estado. Isso significa dizer que ao longo de seis anos a Alep deixou de gastar o equivalente a dois orçamentos inteiros a que tem direito, comparando com os valores previstos para 2017. Mesmo economizando, foi possível promover várias melhorias, como reformas e ampliação da estrutura. Isso inclui a implantação da nova sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que funciona como plenário, e a reforma de dois imóveis em que foram instaladas as demais comissões técnicas permanentes da Casa.

O deputado lembra que os ambientes de trabalho também foram reestruturados, com a compra de computadores e de mobiliário. “Para que a gente conseguisse alcançar bons resultados era necessário ter condições de trabalho”. Outra media adotada foi a redução dos funcionários em mais de 30% e a implantação do ponto eletrônico em todos os locais de trabalho.

A sessão especial começa às 14h30 no Plenário da Assembleia Legislativa e contará com a presença do governador Beto Richa. Haverá transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pela página do Facebook.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação