Plauto destaca expansão do programa Leite das Crianças, anunciado nesta terça-feira (11)

11/10/2011 18h39 | por Adriana Ribeiro
O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (11) a expansão do programa Leite das Crianças. Com isso, a faixa etária atendida pelo programa, que fornece um litro de leite pasteurizado por dia para cada cadastrado, será ampliada para até seis anos. Atualmente, são atendidas apenas crianças de até três anos de idade. A ampliação atende a uma reivindicação das famílias de baixo poder aquisitivo. Várias autoridades participaram da solenidade que aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, entre elas o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa. “Essa é mais uma medida importante adotada pelo governador Beto Richa que vai beneficiar a população do Estado. Além de garantir a nutrição e o crescimento saudável das crianças, a expansão do programa beneficiará a pecuária leiteira que fornece o produto para os laticínios”, disse.

Beto Richa destacou que a medida contribuirá para o desenvolvimento do Estado. “Não há desenvolvimento econômico e nem inclusão social com carência alimentar”. Segundo o governador, não é possível atingir as metas permanentes de desenvolvimento sustentável sem erradicar as deficiências nutricionais que afetam parcelas significativas da população.

Também participaram da solenidade os secretários da Agricultura, Norberto Ortigara; da Educação, Flavio Arns; da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do Planejamento, Cássio Taniguchi; da Saúde, Michele Caputo; e do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, envolvidos na execução do programa.

Balanço – No primeiro semestre deste ano, o Programa Leite das Crianças atendeu 34.083 crianças com a distribuição de 26,1 milhões de litros de leite. Os dados confirmam o comprometimento do Governo do Estado em continuar investindo nos programas sociais que beneficiam a população paranaense. O programa atua em duas vertentes. De um lado, atende as crianças de famílias pobres com riscos de desnutrição. Na outra ponta, incentiva a produção e a pasteurização do leite “in natura” em laticínios locais e regionais, desenvolvendo, assim, um setor importante da agropecuária paranaense, com a geração de renda e de empregos.

O Leite das Crianças, que foi implantado em 2003, é destinado a crianças de famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo regional do Paraná. Diariamente as crianças cadastradas recebem um litro de leite "barriga mole" (saquinho). Estão envolvidas no programa as secretarias da Agricultura e Abastecimento, Educação, Planejamento, Saúde e Trabalho, além do Ipardes, Ceasa e Emater. Atualmente, 67 laticínios fornecem leite ao programa, sendo 23 de associações e cooperativas, 37 empresas de pequeno porte e sete usinas de médio porte.