Plauto Miró entrega Título de Cidadão Benemérito ao agrônomo holandês Hans Peeten

12/08/2011 09h55 | por Adriana Ribeiro
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, entregou ontem (11) o Título de Cidadão Benemérito do Paraná a Hans Peeten, engenheiro agrônomo holandês que durante 15 anos viveu e trabalhou no Brasil, especialmente na região dos Campos Gerais. A homenagem aconteceu durante a Agroleite, feira que está sendo realizada pela Castrolanda desde a última segunda-feira (8), no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro. Peeten que desde 1992 voltou a morar na Holanda, veio a Castro especialmente para a cerimônia.
O projeto que propôs a entrega do título foi apresentado por Plauto Miró na Assembleia, em outubro de 2009, e foi aprovado por unanimidade pelos deputados. “Peeten é um homem obstinado que muito contribuiu para o desenvolvimento da região dos Campos Gerais, por isso a Assembleia Legislativa aprovou esta homenagem”, disse Plauto.
Segundo o parlamentar, mesmo depois de 20 anos, Peeten ainda tem seu trabalho reconhecido na região, especialmente quando o assunto é plantio direto e o uso de novas tecnologias. Entre as grandes contribuições do engenheiro agrônomo está a Fundação ABC – Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, que trabalha para tornar os associados da Capal, Batavo e Castrolanda mais competitivos.
Hans Peeten agradeceu a homenagem. “Depois de ter trabalhado tanto tempo no Brasil, é uma satisfação enorme ter esse reconhecimento público da implantação de um sistema de conservação do solo. Para mim, para os técnicos, para a Fundação ABC, onde tive o prazer de trabalhar muito tempo, é uma prova que realmente a conservação do solo dá retorno e é a pedra fundamental na agricultura”, disse.
Peeten lembrou que nos anos 70, década que chegou para trabalhar no Brasil, a agricultura teve um grande desenvolvimento com os pioneiros, mas usava técnicas que acabaram com a produtividade dos solos. “O produtor foi quem tomou a iniciativa para regredir o processo de erosão que deixou o solo com um câncer visível”. Segundo o agrônomo, não foi fácil investir no processo, mas apesar das dificuldades é uma satisfação ver que um sistema agrícola foi implantado com sucesso.
Hans Peeten nasceu em Eindhoven, na Holanda, e veio morar no Brasil em 1976. Formado em agronomia, morou em São Paulo e em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Chegou aos Campos Gerais para trabalhar no Departamento de Assistência Técnica (DAT), da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda (CCLPL). Peeten voltou para a Holanda 1992, mas até hoje é lembrado com respeito, gratidão e reverência pela antiga e pela nova geração de agropecuaristas da Fundação ABC.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação