Plauto Miró: Uma história de amor com os Campos Gerais Deputado, que representou a região por oito mandatos na Assembleia Legislativa, está deixando a Casa e também anunciou que vai deixar o União Brasil, partido que se fundiu com o Democratas em 2022.

09/01/2023 13h23 | por Claudia Ribeiro
Deputado Plauto Miró (União).

Deputado Plauto Miró (União).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Plauto Miró (União).

No discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na última sessão presencial de 2022, o deputado Plauto Miró Guimarães (União), elencou feitos que, graças ao empenho dele, foram fundamentais para melhorar a vida da população dos Campos Gerais, região que representa na Assembleia Legislativa do Paraná. Entre eles, a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual da Ponta Grossa (UEPG), em 2002. “O curso só foi implantado, graças a uma ação política nossa, junto com lideranças da região, claro, porque sozinho seria difícil, o que culminou, mais tarde, no aprimoramento da estrutura do curso e do Hospital Universitário Regional, criado para atender a população. E agora, no atual Governo, na obtenção de recursos para ampliação da Santa Casa com melhorias e no atendimento contra o câncer”, destacou.

Ele também lembrou dos oito anos como 1º secretário da Assembleia, onde promoveu mudanças, como a redução de cargos e a devolução das sobras do orçamento da Assembleia para o Governo, recursos que foram investidos nos municípios. “Tenho muito orgulho desse trabalho, que não é fácil, tem uma demanda gigante, interna e externa, mas poder ver o investimento nos municípios e também os servidores desta casa atuando, mais seguros, porque investimos muito em segurança, é muito importante para mim”, afirmou.

O deputado aproveitou a fala ainda para avisar que está deixando o partido União Brasil, que se fundiu com o Democratas, antigo PFL, no qual Plauto começou e permaneceu durante toda a vida pública, iniciada nos anos 1990. “Nunca troquei de partido, mas vou me desfiliar, porque não concordo com algumas ideias que não condizem com a linha de pensamento do partido”, anunciou.

Plauto deixa a Casa de Leis após oito mandatos. Vem de uma família de empresários do agronegócio e de políticos de Ponta Grossa, cidade onde nasceu, em 1963, e, que, desde adolescente, observando o trabalho do pai, que foi prefeito do município, e do avô, senador, representando os Campos Gerais, passou a se interessar por política. “Agradeço à parceria dos meus colegas deputados, os que entraram comigo e os que vieram depois e, principalmente, aos meus funcionários. Peço desculpas se me exaltei algumas vezes, mas saibam sou muito grato por todo o tempo que estiveram ao meu lado”, concluiu.