Poder Legislativo Presta Homenagem a Irati

04/07/2007 18h05 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 04/07/07PODER LEGISLATIVO PRESTA HOMENAGEM A IRATI O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus, na presença de outros deputados estaduais e autoridades estaduais e locais, presidiu nesta quarta-feira (4) uma sessão solene em alusão ao centenário do município de Irati. O evento, na Câmara Municipal da cidade, também antecipou a instalação oficial da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial e da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e da Família, que estarão reunidas 2ª. Vara de Justiça da Comarca de Irati.Justus aproveitou a ocasião para destacar a importância da interiorização das ações legislativas e lembrar que além dos ritos formais a sessão solene era uma homenagem da Casa aos 100 anos da cidade e também à instalação da Vara de Justiça. “É uma grande honra ao parlamento participar desta sessão especial e o que nos traz aqui é o sentimento coletivo de união, conquistas e lembranças”, afirmou. O presidente disse que os encontros nos municípios paranaenses representam um dos mais importantes pontos do plano de trabalho da atual gestão. “Trazer as sessões para o interior é uma oportunidade para que a população possa participar e influenciar ainda mais nas nossas decisões”, destacou Justus, lembrando de outros atos da Mesa Executiva: “A Assembléia Legislativa instituiu o voto aberto em todas as matérias. Fortalecemos as comissões permanentes da Casa para ampliar as possibilidades de atuação de cada parlamentar. Estamos implantando a TV Assembléia. Tudo isso representa mais transparência e agilidade”. Nelson Justus também destacou em seu discurso a importante parceria e harmonia existente entre os Poderes constituídos no Estado, mas pediu a continuidade desse trabalho. “A instalação da 2ª. Vara de Justiça de Irati, merecida conquista, é prova do que afirmo. Mas, é muito importante que todos nós, juntos, continuemos unindo forças para alcançar novos feitos, como a construção da estrada que liga Irati a São Mateus do Sul. Continuemos em frente, mesmo diante das dificuldades”, conclamou o deputado.Para o deputado estadual Felipe Lucas (PPS), proponente do evento, a sessão solene também reconhece o esforço conjunto de todos os Poderes e da própria população em favor do município de Irati. “Nosso esforço deve visar a construção de uma cidade mais justa e digna, cujo objetivo principal visa o desenvolvimento social sustentável. Nós estamos no caminho certo e saberemos atravessar os problemas e ameaças”, falou. Segundo o prefeito Sérgio Luis Stoklos (PSB) é motivo de orgulho e satisfação receber os deputados estaduais na primeira sessão externa da Assembléia Legislativa no comando da nova Mesa Executiva. “A cidade está em festa. Está alegre e se sente prestigiada pelo poder legislativo com este ato. A esse momento soma-se a importante conquista da Vara de Justiça, uma luta de muitos anos e aprovada por unanimidade naquela Casa de Leis”, assinalou Stoklos.Vara de Justiça – Após a sessão solene, os deputados e autoridades locais e jurídicas seguiram ao Fórum da cidade para a instalação da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial e da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e da Família, que estarão reunidas 2ª. Vara de Justiça da Comarca de Irati.Responsável por abrir a seção de instalação da Vara de Justiça, o desembargador Antônio Lopes de Noronha, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, destacou a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, e dos demais parlamentares na sessão de abertura dos trabalhos no novo órgão. “Isso demonstra a relação cordial e fraterna entre o poder legislativo e o judiciário”, disse, acrescentando que Justus honrou com sua palavra: “Além de receber nosso pleito com atenção, ele cumpriu com sua promessa de dar uma rápida tramitação para a matéria”.Como retribuição, Justus ponderou que não poderia ser diferente. “É preciso lembrar da importante contribuição de cada um nessa conquista. Todos fizeram a sua parte e quem ganha é a população”, disse.O desembargador Ruy Francisco Thomaz, que falou em nome do Tribunal de Justiça, aproveitou a ocasião para dizer que Irati recebe a instalação de mais uma Vara, “como prêmio por sua importância. Essa é a conquista dos cidadãos desta cidade e este momento é a coroação de uma luta de muitos anos”. A criação da nova 2ª. Vara de Justiça de Irati, aprovada por unanimidade pela Assembléia, vai agilizar o trâmite de processos na Comarca de Irati, que atende a aproximadamente 70 mil pessoas. A estimativa é que, atualmente, existam cerca de 16 mil processos para serem avaliados por um único juiz de direito. “Dobra-se o potencial jurídico dessa comarca, que exigia por melhoras nos serviços prestados. Enfim, teremos um atendimento mais ágil”, ressaltou o desembargador Ruy Francisco Thomaz, lembrando que outras comarcas também necessitam receber Varas da Justiça para atender a demanda existente. “Mas esse é um trabalho de longo prazo e devemos nos unir em torno deste e de outros objetivos”, concluiu.Presenças – Além do presidente Nelson Justus, estiveram presente na sessão solene os deputados Alexandre Curi, Antonio Belinatti, Felipe Lucas, Luiz Malucelli Neto, Marcelo Rangel, Prof. Luizão e Tadeu Veneri. Também estiveram presentes o desembargador Antônio Lopes de Noronha, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça; o juiz Fernando Eugenio Martins Lima, diretor do Fórum da Comarca de Irati; o advogado Pedro da Silva Queiroz, presidente da Ordem dos Advogados (OAB) – Subseção de Irati; o presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Marcelo Rodrigues (PP), e demais vereadores, secretários municipais, desembargadores, juízes, lideranças locais e a população em geral.