Política estadual de agroecologia será debatida em audiência pública Evento remoto organizado pelo deputado Professor Lemos (PT), discutirá ações para a agricultura familiar, produção sustentável, segurança alimentar e nutricional.

14/10/2021 10h43 | por Trajano Budola
Audiência pública vai debater a implantação de uma política estadual de agroecologia no Paraná.

Audiência pública vai debater a implantação de uma política estadual de agroecologia no Paraná.Créditos: Julio Covello/AEN

Audiência pública vai debater a implantação de uma política estadual de agroecologia no Paraná.

O debate sobre uma política estadual para a agroecologia e de agricultura orgânica vai movimentar a Assembleia Legislativa do Paraná em uma audiência pública na próxima terça-feira (19), a partir das 9 horas. O evento remoto está sendo organizado pelo deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição na Casa, junto com a Articulação Paranaense de Agroecologia (APRA).

“O Paraná é um grande produtor de orgânicos no Brasil. É fundamental que exista uma política pública para que o setor seja ainda mais forte. É preciso investimento do Estado nesta área. Produzir orgânicos é saudável. A agroecologia é garantia de preservação do meio ambiente, sem contar que alimentos orgânicos têm maior valor agregado. É bom para todo mundo”, afirma o deputado.

Lideranças de todo país vão palestrar sobre as experiências de estados e municípios que adotaram políticas de incentivo à agricultura familiar, produção sustentável e de segurança alimentar e nutricional. Entre elas representantes da Rede Sementes da Agroecologia no Paraná (ReSA); Câmara de Agroecologia; e Ministério Público do Trabalho (MPT-PR).

Também participarão da audiência representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/PR); União das Cooperativas da Agricultura Popular e Solidária (Unicafes); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

O Paraná é um dos líderes nacionais na produção de alimentos orgânicos, concentrada, sobretudo, em hortaliças. Mas outras cadeias, como do feijão e leite, já estão na mira do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

O cadastro do Ministério da Agricultura aponta pouco mais de 3,5 mil produtores, que representam 17,54% do total do País. O órgão federal registra que a atividade é desenvolvida em 177 municípios, onde estão 3.363 unidades produtivas.

A audiência pública Política Estadual de Agroecologia e Agricultura Orgânica. Por que o Paraná precisa de uma política estadual? está marcada para a terça-feira (19) às 9h. O encontro acontece por videoconferência (Zoom), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação