Ponta Grossa realiza o primeiro Seminário Autismo na Prática Encontro acontece em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e reunirá especialistas das áreas médica, pedagógica e jurídica.

18/10/2019 11h28 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Seminário Autismo na Prática reunirá especialistas das áreas médica, pedagógica e jurídica.

Seminário Autismo na Prática reunirá especialistas das áreas médica, pedagógica e jurídica.Créditos: Arte: Gabriel Sarnes

Seminário Autismo na Prática reunirá especialistas das áreas médica, pedagógica e jurídica.

A cidade dos Campos Gerais vai se reunir em prol do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 1º Seminário “Autismo na Prática”, que será realizado no dia 26 de outubro, para pais, professores e profissionais que atuam na área. “Os autistas precisam ser compreendidos, nós precisamos aprender a respeitar suas características e personalidade, são pessoas com hipersensibilidade e não com problemas”, afirma o deputado Subtenente Everton (PSL), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e é um dos proponentes do evento.

O jogador Messi, o fundador da Apple, Steve Jobs e o fundador da Microsoft, Bill Gates, são profissionais mundialmente reconhecidos, admirados e autistas, assim como Mark Zuckerberg, Albert Einstein, Charles Darwin e outros grandes nomes que também foram diagnosticados com a Síndrome de Asperger (SA), considerado um autismo leve. De acordo com o Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos EUA, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo. Embora não existam dados oficiais, no Paraná seriam mais de 100 mil crianças autistas. O Subtenente Everton é responsável pelo projeto de lei 202/2019, em tramitação na Alep, que defende a técnica Modified Cheklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) para identificar o TEA, porque acredita que esta detecção precoce é um direito das crianças.

O Seminário conta com vários palestrantes das áreas médica, pedagógica e jurídica. “A falta de informação referente ao autismo é um dos problemas mais comuns no contexto social e educacional”, disse Luciana Aquiles Sleutjes, chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, e uma das coordenadoras do evento.

A capital paranaense realizou o Seminário Autismo na Prática em 28 de setembro e, Francisco Beltrão também sediará o seminário, dia 23 novembro. “Precisamos levar a discussão do tema para todos os lugares, para as pessoas terem melhor compreensão do assunto e se relacionarem melhor com as nossas crianças”, afirma o parlamentar.

O seminário concederá o certificado de 8h complementares aos participantes; a inscrição é gratuita, mas está vinculada à entrega de uma lata de leite em pó no dia do evento (ingresso solidário). Para receber o certificado, a inscrição deve ser realizada online e antecipadamente através do site www.deputadoeverton.com.br

O Autismo - O Transtorno do Espectro Autista afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo e na interação social. Segundo estudo divulgado pelo Center of Control and Prevetion, estima-se que no Brasil existem 3 milhões de autistas e que a incidência é de 1 a cada 68 crianças. Essas informações serão mais precisas após a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL), sobre o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de informações de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no censo do IBGE.

O quebra-cabeça foi adotado em 1999 para a conscientização do autismo e representa a sua complexidade. As peças em cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e a conscientização da sociedade em geral.

Serviço:

1 º Seminário “Autismo na Prática” de Ponta Grossa

Data: 26/10

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório Sagrada Família Sede Auxiliadora

Endereço: Rua Maria Auxiliadora, 272. Neves

Ingresso solidário: 1 lata de leite em pó.

PALESTRAS

Dra. Laís Regina Rocha de Carvalho – Médica Neurologista Infantil - Diagnóstico do TEA.

Jéssica Stem Blakleitz e Carla Danielle Schwab Carbonar – Estudantes de Psicologia - Família e autismo.

Dra. Gislaine do Rocio Rocha Simões –Advogada - Avanços na legislação brasileira e dos direitos na assistência social.

Cassandra Fontoura Fiore Peron – Psicóloga - Práticas colaborativas na escola inclusiva.

Adriana Aparecida Przybytovicz de Moura – Psicopedagoga - Estratégicas e adaptações pedagógicas para estudante com autismo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação