População, lideranças e entidades elogiam iniciativa da Assembleia Itinerante O espaço montado pelo Poder Legislativo foi visitado por dezenas de pessoas em seu primeiro dia de funcionamento.

12/04/2023 17h15 | por Thiago Alonso

Elogiada pelos visitantes, a iniciativa está sendo considerada de suma importância por servir de ligação entre a sociedade e os parlamentares.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O membro do Sindicato Nacional dos Aposentados, Jurandir Rosa, deixou sua sugestão para o Poder Legislativo.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Visitantes da ExpoLondrina 2023 também deixaram suas sugestões à Assembleia e seus deputados.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Estande da Assembleia Legislativa está pronto para receber mais visitantes até o próximo sábado (15).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Parlamentares e visitantes em frente ao estande da Assembleia na ExpoLondrina 2023.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Itinerante começou nesta quarta-feira (12) na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) e já atingiu parte de seu propósito: receber a visita da população, lideranças políticas e entidades da sociedade civil organizada. Todos estes segmentos da sociedade estão utilizando este canal direto para se aproximar do trabalho parlamentar. O espaço montado pela Assembleia Legislativa do Paraná foi visitado por dezenas de pessoas em seu primeiro dia de funcionamento. Elogiada pelos visitantes, a iniciativa está sendo considerada de suma importância por servir de ligação entre a sociedade e os parlamentares.

No segundo mandato como vereadora no município de Cambira, Marcia Costa aproveitou a visita à ExpoLondrina para conhecer o espaço do Legislativo e preencher um formulário com sugestões para os deputados. “É uma iniciativa muito importante, que leva o trabalho da Assembleia para outros municípios. Esta é uma forma das pessoas conhecerem o trabalho dos deputados. Nem todos têm acesso fácil à Assembleia, por isso o Assembleia Itinerante é um modo da população se aproximar do Legislativo”, disse.

O membro do Sindicato Nacional dos Aposentados, Jurandir Rosa, contou que conheceu a Assembleia Itinerante pela televisão e decidiu visitar o espaço. “É esse tipo de projeto que queremos. A maioria das pessoas não consegue visitar o gabinete de um deputado em Curitiba. Às vezes, a Assembleia fica longe fisicamente”, explicou.

Para ele, o programa deveria ocorrer mais vezes e em municípios diversos. E foi esta a sugestão de Rosa: que tanto a Assembleia quanto o governo estadual poderiam montar sedes itinerantes no interior do Estado. “Esta é uma ideia maravilhosa. Fica mais fácil para o Norte do Paraná se pronunciar. Quem sabe do que precisa é a população e a Assembleia Itinerante é uma oportunidade de ela trazer suas reivindicações”, ponderou.

Outro visitante que conheceu o espaço foi o prefeito de Doutor Camargo, Edilen Xavier. Ele parabenizou o projeto da Assembleia. “Esta é uma atitude municipalista. São nos municípios que estão os problemas. Tenho certeza de que, com a Assembleia ouvido a população, o resultado se transformará em projetos de lei importantes”, avaliou. Uma comitiva do Conselho de Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) também passou pelo estande da Assembleia. O presidente da instituição, Ricardo Rocha de Oliveira, enalteceu o projeto desenvolvido pelo Legislativo. “Queremos parabenizar a Assembleia por este envolvimento com a população. A Assembleia está aonde o povo está”, completou.

“É a Assembleia está trazendo os deputados para onde o povo está, com esse contato direto com a população, nós políticos precisamos disso, dessa conversa olho no olho”, destacou o prefeito de Rolândia Ailton Aparecido Maistro.

O projeto criado pela Mesa Executiva vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares do Paraná. A proposta tem o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares. O espaço do Legislativo recebe a sociedade até o próximo sábado (15), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.