Preocupação com o cuidado ao idoso e com o excesso de telas para crianças foi a tônica do 3º Seminário Feliz Cidades dos Idosos e das Crianças na Era Digital

13/11/2023 11h02 | por Assessoria Parlamentar
O evento reuniu representantes de 44 municípios, dezenas de prefeitos e mais de 600 participantes de todo o Norte Pioneiro.

O evento reuniu representantes de 44 municípios, dezenas de prefeitos e mais de 600 participantes de todo o Norte Pioneiro.Créditos: Divulgação

O evento reuniu representantes de 44 municípios, dezenas de prefeitos e mais de 600 participantes de todo o Norte Pioneiro.

“Queremos saber das pessoas, nos municípios quais as reais necessidades dos nossos idosos e das nossas crianças, por isso estamos realizando seminários em todas as regiões do Estado”. A afirmação é do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), da Assembleia Legislativa do Paraná feita durante o 3º Seminário Feliz Cidades dos Idosos e das Crianças na Era Digital, realizado em Santo Antônio da Platina, na última sexta-feira (10).

O evento reuniu representantes de 44 municípios, dezenas de prefeitos e mais de 600 participantes de todo o Norte Pioneiro. Os participantes foram unânimes em relação à necessidade de pensar e implementar políticas públicas voltadas para os idosos, já que o número de pessoas com mais de 60 anos é cada vez maior no Brasil e no mundo.

“Quando fui escolhido para presidir a CDPI fiquei imensamente contente, já que tenho carinho pelo tema. Não adianta estar entre quatro paredes em Curitiba pensando nas propostas, por isso, minha primeira ação foi levar a comissão até as pessoas para saber o que é preciso para levar mais qualidade de vida para os idosos. Também é uma forma de ajudar o governo a elaborar e implementar políticas públicas para o segmento, para isso precisamos do apoio das prefeituras”, destacou o deputado Cobra Repórter.

O tema foi reforçado pela secretária de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela apresentou os projetos do Governo do Paraná para os idosos, como o Viaje Paraná, a Central Judicial, a gratuidade nos ônibus intermunicipais e a possibilidade de contribuição para o Fundo Estadual do Idosos através do Imposto de Renda.

O secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, falou sobre a violência contra a pessoa idosa, que é cada vez mais crescente, tanto a violência física, moral e virtual, e das ações do Estado visando a proteção da melhor idade.  

“Todas as propostas discutidas nos seminários serão compiladas pela CDPI, vamos elaborar propostas e dialogar com o Governo do Estado para discutir sua implementação”, reforçou Cobra Repórter.

Também foram entregues centenas de homenagens, prefeitos, pessoas ou instituições que contribuem ou contribuíram com a causa do idoso no Estado do Paraná. 

O deputado também agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a realização do evento, como os órgãos do Estado, Amunorpi, Amunop, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Regional da Casa Civil. O prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho, o Zezão, agradeceu ao deputado por levar a discussão para a sua cidade e região. O mesmo fez o coordenador regional da Casa Civil, Juarez Leal (Daio), que também reforçou a importância de trazer o evento para a região. 

No período da tarde, o seminário contou com as palestras de Adriana Santos de Oliveira, coordenadora de políticas públicas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; Sirlei Regina de Oliveira Soares, secretária de Assistência Social de Leópolis, que falou do exemplo do cuidado com o idoso em seu município, que é uma referência para o Estado; Cineiva Campoli Paulino Tono, Presidente do Instituto Tecnologia & Dignidade Humana e Mirian Rodrigues Bonono Montanheiro, vereadora de Santo Antônio da Platina, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicoterapia, Vice-Presidente do Conselho de Ciência, Inovação e Tecnologia de Santo Antônio da Platina.

Durante o seminário ocorreram ainda diversas apresentações artísticas: do Ballet Studio Art em Dança de Santo Antônio da Platina, da cantora Maria Heloísa de Paula Fonseca e do violinista Gabriel de Jesus Silva Medeiros, dos cantores do The Voice Kids Rhyan Gabriel, de Siqueira Campos, e Carol Brasil, de Jacarezinho.

Estavam também presente o deputado federal, Nelson Padovani, que é vice-presidente da Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados, o deputado estadual Pedro Bazana, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Jorge Nei Neves; da AMUNORPI, Luiz Henrique Germano, da Amunop, Alessandro Ribeiro (em exercício) da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, prefeitos de dezenas municípios, representante da Polícia Militar, Bombeiros, da Atunorpi, Acotnorp, entre outras autoridades. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação