Presidente Ademar Traiano e 1º secretário Plauto Miró são homenageados com a "Ordem do Pinheiro" A mais alta honraria do Paraná é concedida aos que se destacaram em suas áreas e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do estado.

18/12/2015 15h45 | por Rossano Ribas
Presidente Ademar Traiano e o primeiro secretário, Plauto Miró.

Presidente Ademar Traiano e o primeiro secretário, Plauto Miró.Créditos: Nani Gois/Alep

Presidente Ademar Traiano e o primeiro secretário, Plauto Miró.

Créditos: Nani Gois/Alep



O governador Beto Richa condecorou nesta quarta-feira (18) 42 personalidades com a “Ordem Estadual do Pinheiro”, a maior honraria do Paraná. Empresários, políticos, artistas, esportistas e profissionais de diversas áreas foram agraciados com a mais alta comenda do Estado, por terem se destacado em suas áreas de atuação e por contribuírem para o desenvolvimento político e social do Paraná. A cerimônia realizada no Palácio Iguaçu faz parte das ações que marcam os 162 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados no dia 19 de dezembro.

Entre os homenageados estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB); o 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM); o ex-governador Orlando Pessuti; o jurista Ives Gandra Martins; o empresário João Dória Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Lelis Bonilha; entre outras personalidades.

O presidente Ademar Traiano se disse emocionado com o momento de consagração pessoal e com a homenagem recebida. “Não há como dimensionar tamanha honraria concedida, principalmente para alguém que veio lá do interior do Paraná e que chega a ocupar um dos mais importantes cargos do Estado. É um momento histórico para a minha vida. Acho que eu tenho que estar realmente muito emocionado com esse momento e grato aos paranaenses, a todos que me permitiram estar aqui”. O presidente também disse estar satisfeito com os resultados dos trabalhos realizados no ano de 2015. “Apesar de todas as adversidades deste ano, nós conseguimos fechar de maneira exemplar, com a devolução de R$ 250 milhões aos cofres do Governo e recebendo essa condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Pinheiro do Paraná”, finalizou.

O governador do Estado, Beto Richa (PSDB), disse que a honraria é uma maneira de reconhecer e homenagear os ilustres cidadãos pelos relevantes serviços prestados. “Cada um dos homenageados tem uma contribuição ao Paraná, seja na política, na economia, na ciência, na cultura, no mundo dos negócios e em tantas outras áreas. ” O governador destacou também o desenvolvimento do estado ao longo dos últimos anos, apesar da crise financeira e política que assola o País. “Hoje o Paraná se projeta como a quarta maior economia do Brasil. Estamos diversificando nossa produção, passando de uma economia agrária para um estado industrializado em todas as suas regiões. Vamos continuar avançando. Os que foram homenageados hoje aqui nos inspiram e que seus bons exemplos e atitudes se multipliquem por todo o Paraná”, afirmou o governador.

O deputado Plauto Miró, 1º secretário da Assembleia, disse que está muito grato pelo reconhecimento aos vários anos dedicados à vida pública. “Eu sou muito grato a todos aqueles que acreditaram em nós no decorrer de todo esse tempo, ao governador do Paraná e a todos os que, junto conosco, receberam essa homenagem. Para mim é uma felicidade imensa poder estar aqui nesse momento, depois de tantos anos de vida pública, recebendo uma das homenagens mais importantes do Paraná. É gratificante”, afirmou Plauto.

Ordem do Pinheiro – A Ordem do Pinheiro foi instituída em 1972. A homenagem é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados são escolhidos pela chefia da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador e Secretaria da Cultura, por prestarem relevantes serviços, como na administração pública, nos negócios, na justiça, no esporte, na ciência, na medicina, na história, na religião ou na comunicação. Entre os homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro de 2015 estão:

Classe Grã-Cruz: Ademar Luiz Traiano, Plauto Miró Guimarães Filho, Paulo Roberto Vasconcelos, Ivan Lellis Bonilha, Dom José Antônio Peruzzo, João Dória Júnior, Ives Gandra da Silva Martins, Alceni Guerra, Luiz Carlos Borges da Silveira e Claudio Lottenberg.

Classe Grande Oficial: Antônio Miguel Espolador Neto, José Deliberador Neto, Aldo Nelson Bona, Carlos Eduardo Garcia, Oscar Alves, Daniel Pimentel Slaviero, Flora Madalosso Bertolli, Guido Bresolin Junior, Jorge Karl, José Eugênio Souza de Bueno Gizzi, Juliano Breda, Jorge Amin Bacila, Marcel Micheletto, Paschoal Piragine Júnior e  Wagner Tadeu dos Santos Gaby.

Classe Comendador: Dino Zambenedetti, Hélio Punglielli, Irmã Rosa Maria Ruthes, Armando Staudt Manfroi, Arno Kunzler, Marcio Albino Darin, Mauro Ribeiro, Valter Pitol, Vlademir Daleffe, Wilson Souza de Oliveira, Levir Culpi, Nilson Monteiro, Ademar Paes de Almeida, Evanius Garcia Wiermann, Luiz Ernesto Wendler, Miguel Carlos Riella e Monsenhor Bernard Carmel Gafá.

Ademar Traiano – Ademar Luiz Traiano nasceu em Francisco Beltrão e é advogado. É pai de três filhos e tem dois netos. Tem 31 anos de mandatos consecutivos, sendo sete mandatos de deputado estadual, um de prefeito e um de vereador. Começou como vereador de Santo Antônio do Sudoeste em 1982, onde foi eleito presidente da Câmara. Em 1985 se elegeu prefeito da cidade, o primeiro eleito pelo voto depois do período militar. Foi presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). Traiano se elegeu deputado estadual em 1990 e já no seu primeiro mandato, chegou a 2º secretário, um dos postos mais importante da Assembleia Legislativa. Em 2010, participou da equipe de transição do governo do Paraná e foi escolhido pelo governador Beto Richa como Líder do Governo na Assembleia, onde permaneceu durante quatro anos. Com forte atuação municipalista, Traiano é Cidadão Honorário em 10 municípios do Paraná e no dia 2 de fevereiro deste ano, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. Em junho de 2015 foi eleito presidente do PSDB do Paraná e em outubro, assumiu o Governo do Paraná, durante 14 dias.

Plauto Miró – Plauto Miró Guimarães Filho nasceu em Ponta Grossa no dia 20 de julho de 1963. Descendente de uma família de políticos é neto do senador Flávio Carvalho Guimarães e filho de Plauto Miró Guimarães, que foi prefeito de Ponta Grossa e secretário de Estado de Interior e Justiça na década de 60. Plauto Filho é agropecuarista e empresário. Começou sua atuação política como presidente do diretório municipal do Partido da Frente Liberal, hoje Democratas, do qual também foi secretário geral entre 1994 e 1995. Em 1990, disputou pela primeira vez uma eleição para deputado estadual, alcançando a vitória como o mais votado da cidade de Ponta Grossa. No exercício do seu quinto mandato, Plauto tem leis importantes aprovadas na Assembleia Legislativa, como a lei estadual que tornou a Fundação ABC órgão oficial de pesquisa. Plauto também liderou movimentos reivindicatórios em favor da cidade de Ponta Grossa e conseguiu a implantação do curso de Medicina na UEPG no ano de 2001. É 1º secretário da Assembleia Legislativa desde 2011.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação