Presidente Ademar Traiano (PSD) recebe maior honraria do TRE-PR Cerimônia nesta sexta-feira (10) prestigiou personalidades que se destacam por sua dedicação à democracia e ao processo eleitoral.

10/11/2023 18h49 | por Ana Luzia Mikos

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD),recebeu a medalha da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias das mãos do presidente do TRE-PR, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A solenidade de entrega da medalha da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).Créditos: Dálie Felberg/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), recebeu a mais alta honraria da Justiça Eleitoral do estado. A Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias foi entregue durante evento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta sexta-feira (10). Criada em 2005, a iniciativa prestigia personalidades que se destacam por sua dedicação à democracia e ao processo eleitoral.

Também foram agraciados o vice-governador do estado Paraná, Darci Piana, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), doutor Frederico Mendes Junior.

“Uma distinção que com certeza levarei para a minha vida de forma eterna, perene e duradoura e como uma luz permanente na condução dos meus passos. Esta homenagem me faz voltar à infância, eu que nasci no Sudoeste, na terra das araucárias, onde consolidei minha identidade e formação de caráter com muita dificuldade. Um momento gratificante, de consagração por atingir esse grau de conquista meritória por nosso trabalho e dedicação”, relembrou Traiano.

O presidente do Legislativo também prestou seu reconhecimento ao TRE-PR. “São 11 eleições consecutivas, em mais de 40 anos de vida pública, desde vereador, prefeito e nove como deputado estadual. Vivo o TRE há mais de 40 anos, portanto o meu respeito e admiração a esta instituição, que me acolheu, legitimou e referendou como homem público”, discursou.

“Grande honra participar deste momento tão especial. Essa homenagem reconhece personalidade pelos relevantes serviços prestados. Os agraciados são verdadeiras referências em suas áreas de atuação e servem de exemplo aos que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. “Digo que os anjos da casa é que fazem milagres, por isso entregamos hoje essa comenda a cidadãos que fizeram a sua história aqui no nosso estado”, acrescentou.

“Vossa excelência, com essa liderança junto ao nosso legislativo, é um exemplo ao estado do Paraná, um dos melhores do país”, reforçou o presidente do TRE, ao ressaltar a longa trajetória de Traiano.

Araucária

A comenda foi criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com o objetivo de distinguir e perpetuar a memória do trabalho de pessoas em prol do engrandecimento da instituição judiciária em todos os níveis de atuação. A medalha trata-se de uma referência ao estado, usando imagem da araucária, a árvore símbolo do Paraná. Seu layout foi criado pelo servidor Márcio Carvalho Jardim para o TRE-PR e é constituída por oito pinhões transversais na cor dourada, a medalha também contém, no centro, na cor verde, três pinheiros.

Autoridades

Compuseram a mesa de autoridades também o desembargador decano Telmo Cherem; o procurador-geral eleitoral do Paraná, Marcelo Godoy; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; a juíza Luciana Veiga de Oliveira; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, Leandro Rosa, representando a presidente da OAB-PR, Marilena Winter; o desembargador Luciano Carrasco Falavinha, representando a Associação dos Magistrados (Amapar); a diretora-geral do TRE-PR, Daniele Franzini; e os conselheiros Fernando Wolff Bodziak; Claudia Cristina Cristofani; Tiago Paiva dos Santos; Júlio Jacob Junior; Plinio Augusto Penteado de Carvalho; e Andrea Fabiane Groth Busato.

Agraciados

Além dos homenageados nesta sexta, também foram escolhidos em agosto para receber a medalha personalidades como governador do estado, Carlos Alberto Massa Junior; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes; a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso; o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; o ministro do TSE Raul Araújo; a ministra substituta do TSE Maria Isabel Gallotti; e o ministro do STJ Luís Felipe Salomão.