Presidente da Assembleia cumpre decisão do STF e reconduz deputados aos cargos

06/06/2022 12h43 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e Do Carmo reassumem o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputados Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e Do Carmo reassumem o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputados Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e Do Carmo reassumem o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), reconduziu ao cargo os deputados Fernando Francischini (União), Emerson Bacil (União), Cassiano Caron (União) e Do Carmo (União) na manhã desta segunda-feira (6). O ato aconteceu na Presidência da Casa de Leis e contou ainda com a presença do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Traiano lembrou que a recondução está prevista ao regimento interno e obedece uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF)

(Sonora)

Os deputados estavam afastados desde a cassação do mandato de Francischini pelo Tribunal Superior Eleitoral, em outubro do ano passado.

Na quinta-feira (2), o ministro do STF, Kássio Nunes Marques atendeu a um pedido de Francischini e da comissão executiva do extinto PSL (partido incorporado pelo União Brasil) que recorreu ao Supremo contra a decisão do TSE, e devolveu os mandatos aos parlamentares, já que a cassação dele provocou a perda de mandato dos outros três deputados.

Francischini comemorou a decisão e disse que o foco a partir de agora é lutar pelo que chamou de liberdade de expressão, inclusive com a apresentação de uma PEC sobre o tema na Casa.

(Sonora)

O deputado Emerson Bacil também celebrou a decisão e disse que vai defender as mesmas causas, respeitando a soberania popular.

(Sonora)

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação