Presidente da Assembleia, líder do Governo e parlamentares comemoram fim da greve da Educação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB, e o Líder do Governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, comemoraram , na tarde desta terça-feira o fim da greve da educação, que durou mais de quarenta dias. Foi graças à intervenção dos parlamentares que chegou ao fim o impasse entre grevistas e Governo do Estado. Na semana passada, eles elaboraram uma nova proposta, com o aval do Governo e apresentaram ao Fórum das Entidades Sindicais, que, em uma assembleia feita hoje pela manhã, aceitou o reajuste e encerrou a greve.
Pela proposta, eles terão reajuste de 3,45% em outubro deste ano e mais 8,5% em janeiro de 2016. Valor da inflação prevista entre maio deste ano e janeiro do ano que vem, medida pelo IPCA. O projeto inclui reposições até 2018, sendo que em 2017, os servidores terão 1% além da inflação para recuperar possíveis perdas.
No começo da tarde o projeto foi aprovado na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, com apoio inclusive dos deputados da oposição, como do petista Péricles de Mello, que reconhece o avanço, mas ainda quer debater mais a proposta.
(sonora)
Agora falta o projeto passar pela Comissão de Finanças. Mas a ideia é que ele seja votado o quanto antes. Afirmou Romanelli.
(sonora)
Para o presidente Traiano, a sensação é de alívio, porque a intervenção dos deputados sob o seu comando, foi fundamental para esse desfecho. E quem sai ganhando são os alunos e pais, que não veem a hora do retorno às aulas. Ele também disse que, apesar dos conflitos, sai fortalecido desse episódio.
(sonora)
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Comissão de Obras Públicas aprova projeto que altera lei que regula o manejo de vegetação nos arredores de torres de transmissão
Mudanças visam aprimorar a legislação e dirimir dúvidas de proprietários rurais e distribuidoras de ener-gia.
Leia maisAssembleia Legislativa aprova incentivo à Economia Azul para impulsionar o litoral paranaense
Projeto busca estimular desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e foi um dos itens votados nas sessões desta terça-feira (2).
Leia maisCCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia mais