A presidente da Casla (Casa Latino Americana), Gladys Renee de Souza, pediu apoio dos deputados junto ao Governo do Estado, para que a instituição obtenha a concessão definitiva do espaço físico onde está localizada, em Curitiba, para que possa ser reformada. Foi durante a sessão desta segunda (24), quando a Casa recebeu uma homenagem da Assembleia.
De acordo com Gladys, o trabalho da Casla cresceu muito nestes 31 anos de fundação e o prédio, cedido pelo Governo em regime de comodato, um empréstimo do imóvel, há 20 anos, precisa ser ampliado com urgência.
(sonora)
A vinda de Gladys e também da equipe que coordena a Casla ao legislativo foi a convite do deputado Péricles de Mello (PT), que entregou uma Menção Honora à Casa pelo trabalho que faz ao ajudar imigrantes latino-americanos que chegam ao Paraná. A instituição, que começou em Curitiba, hoje já está em diversos países e atua na prestação de trabalho jurídico, no auxílio de imigrantes e refugiados na regularização de documentos, dando dignidade a essas pessoas para que possam trabalhar e legalizar a situação fora de seus países de origem.
O deputado Péricles disse que homenagear a Casla é uma forma de reconhecer o belo trabalho da instituição.
(sonora)
O líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), afirmou que vai fazer o que for possível para encontrar um meio de fazer a doação do imóvel definitivamente para a Casla.
(sonora)
A CASLA foi fundada em Curitiba no ano de 1985 para proporcionar cursos de línguas, além de promover a interação entre os latino-americanos que chegavam ao Paraná. Mas o trabalho cresceu tanto, que o local se tornou referência para imigrantes que querem regularizar a situação no país que eles escolheram para viver.