Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor dá dicas sobre compras na Black Friday

23/11/2023 15h32 | por Assessoria Parlamentar
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Paulo Gomes (PP), especialista em direito do consumidor, lembra que muitas pessoas aproveitam esse período para antecipar as compras de final de ano.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Paulo Gomes (PP), especialista em direito do consumidor, lembra que muitas pessoas aproveitam esse período para antecipar as compras de final de ano.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Paulo Gomes (PP), especialista em direito do consumidor, lembra que muitas pessoas aproveitam esse período para antecipar as compras de final de ano.

Esta sexta-feira (24) é uma das datas mais importantes para o comércio paranaense. Milhares de pessoas devem aproveitar os descontos oferecidos em produtos variados, tanto pela internet quanto pelas lojas físicas. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer a compra e realizar os pagamentos.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Paulo Gomes (PP), especialista em direito do consumidor, lembra que muitas pessoas aproveitam esse período para antecipar as compras de final de ano.

“É preciso que o consumidor tome muito cuidado com as lojas, principalmente, online para fazer as compras. Depois, para correr atrás do prejuízo dá muito mais trabalho. Não existe promoção milagrosa, nem na Black Friday”, destaca o deputado.

O parlamentar dá algumas dicas para que os paranaenses aproveitem os descontos para compras conscientes e sem dores de cabeça com os produtos adquiridos:

Variação dos preços

O consumidor pode buscar ferramentas que auxiliem a pesquisa para saber se o valor anunciado do produto está mesmo com desconto ou se é apenas uma estratégia dos lojistas para conseguir vender com o valor cheio.

“Uma possibilidade é utilizar o aplicativo disponibilizado pelo Governo do Paraná que é o MENOR PREÇO, por ele é possível ver ser o produto escolhido realmente está com o desconto prometido e se a aquisição é uma boa escolha”, frisa.

Lojas e sites confiáveis

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas lojas para divulgação e venda de produtos e/ou serviços, mas algumas pessoas mal-intencionadas também aproveitam para aplicar golpes nos consumidores, ficando com o dinheiro e não entregando o que foi anunciado.

“É preciso que o consumidor pesquise a procedência daquela loja ou daquele site, pois, existem muitos golpistas por aí se aproveitando da Black Friday e de outras datas para conseguir enganar as pessoas”, explica Paulo Gomes.

Uma possibilidade é acessar o site do PROCON de São Paulo que disponibiliza uma lista com sites que devem ser evitados, pois, receberam inúmeras reclamações de consumidores pela não entrega de produtos.

Mantenha o foco

Uma dica bastante importante, segundo o presidente da Comissão, é criar um valor máximo para gastar na Black Friday e fazer uma lista de prioridades, mantendo o foco da compra e não fazendo dívidas que não sejam programadas para este período.

“O consumidor precisa evitar a compra pelo impulso, achando que aquele produto é necessário quando, na verdade, é apenas uma questão de querer adquirir e se endividar sem necessidade. Os descontos são bons, desde que a compra seja consciente”.

Antecipar as compras de natal

O consumidor pode aproveitar a Black Friday para antecipar os presentes de Natal, mas também é preciso estabelecer um limite para as compras.

“É uma oportunidade interessante, caso o consumidor tenha se preparado para isso. Muitas pessoas já receberam parte do 13º salário e vão utilizar para fazer as compras. No entanto, é preciso cuidar com a utilização de cartão de crédito, pois, ele pode se tornar um problema futuro com muitos parcelamentos, correndo o risco de perder o controle”.

Possibilidade de trocas

Os estabelecimentos devem informar de forma clara aos consumidores quais são as condições para trocas em caso de defeito ou avarias nos produtos adquiridos.

“Essa é uma das principais dúvidas dos consumidores, portanto, a dica principal é fazer os testes, perguntar sobre as garantias e possibilidade de troca em caso de defeito e a forma com ela é feita. Nem tudo são flores na Black Friday e o consumidor precisa estar atento ao que pode e ao que não pode fazer”, finaliza.

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