O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (PSD), recebeu nesta quarta-feira (19) uma comissão formada por pais, professores, alunos e representantes de movimentos sociais para debater as ocupações das escolas do Paraná. O grupo defendeu posição contrária às ocupações por entender que os alunos têm o direito de frequentar as aulas. “Não se discute com escola fechada, mas sim com a escola funcionando. Ocupação não é a solução”, ressaltou Fernando Rocha, representante da União dos Movimentos de Rua de Curitiba.
Bakri fez parte de uma comitiva paranaense que foi a Brasília, acompanhando o governador Beto Richa, para participar de audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e ressaltou que nenhuma alteração no sistema de ensino será feita sem debate no estado. “Não depende do Governo do Paraná a tramitação dessa medida provisória. Ela vai tramitar normalmente no Congresso. Nós estamos propondo o diálogo. O governador levou até o ministro algumas decisões. Pedimos ao ministro que estenda essa discussão. O Paraná não vai aplicar as medidas de imediato. Vai discutir, fazer audiências públicas e debates. O espaço para discutir isso não é a escola ocupada. Desocupem as escolas que nós vamos ajudar nessa discussão”, pediu o deputado.
O presidente da Comissão de Educação também se colocou à disposição para receber denúncias de possíveis abusos e irregularidades constatadas nas escolas.