Presidente da Comissão de Turismo pede apoio do Estado e das prefeituras para socorrer o setor

09/06/2020 15h39 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Toni Ricardo

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Preocupado com a retomada do turismo no Estado, o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Soldado Fruet (PROS), voltou a pedir apoio do Governo do Estado e das prefeituras para socorrer o setor e seus trabalhadores. “Uso como exemplo a segunda cidade mais visitada do País, minha querida Foz do Iguaçu. Vejo o sofrimento daqueles que dependem do turismo. Vejo milhares de desempregados, pois os hotéis fecharam, os guias de turismo estão à mingua, o comércio caiu e os outrora concorridos atrativos turísticos estão vazios”, relatou, na sessão remota desta terça-feira (9).

Segundo o deputado Soldado Fruet, já se sabe que a retomada será demorada e difícil. “Acreditamos que ela acontecerá, mas a passos curtos. Como as pessoas que dependem do turismo sobreviverão até lá?”, questionou. Para amenizar os impactos negativos para os profissionais do segmento, o presidente da Comissão de Turismo apresentou o projeto de lei 297/2020, que autoriza o Governo do Estado a auxiliar financeiramente os guias de turismo com até um salário mínimo mensal, até 30 dias após o fim da pandemia. A proposta é transferir os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

“Sei que outros segmentos também precisam desse apoio, mas sei que o governador valoriza a importância do turismo para o Paraná e por diversas vezes citou a importância da indústria limpa”, afirmou o presidente da Comissão de Turismo. Em seguida, fez um apelo: “Governador, vamos ajudar a manter economicamente vivos aqueles que são a mola propulsora do turismo. Não se trata de muitos milhões de reais, aliás, pelo que o turismo rende ao Estado, o investimento é bem pequeno”, defendeu. 

O deputado também solicitou atenção do líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri (PSD), à proposta: “vamos olhar por esse povo que está abandonado, que está passando dificuldades e que, em sua maioria, não recebeu o auxílio emergencial do Governo Federal, pois jamais dependeram de bolsas, jamais fizeram parte do Cadastro Único”. Além disso, o líder do PROS pediu que todos os prefeitos de cidades turísticas estudem uma alternativa de apoio à categoria, pelo menos durante os próximos meses. “Mantenham vivo o turismo em suas cidades”, clamou, registrando sua solidariedade a todos que trabalham com o setor e que direta ou indiretamente estão sofrendo e passando dificuldades neste momento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação