Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Aprovado projeto que reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário

Grupo de trabalho votou favoravelmente no projeto que reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário.
Grupo de trabalho votou favoravelmente no projeto que reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário. Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos se reuniu na tarde desta segunda-feira (7) e aprovou parecer ao projeto de lei 156/2025, do deputado Anibelli Neto (MDB), que reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário. O encontro foi comandado pela presidente do grupo de trabalho, deputada Marli Paulino (SD), com a presença da deputada Cloara Pinheiro (PSD) e dos deputados Gilberto Ribeiro (PL) e Batatinha (MDB).

Segundo a justificativa, o projeto reforça a posição da cidade como polo de integração regional e nacional, destacando a importância da malha ferroviária para o turismo, a economia e a preservação cultural. A cidade abriga o principal trajeto turístico ferroviário do país, operado atualmente pela Serra Verde Express, ligando Curitiba a Morretes, em percurso que atravessa o bioma da Mata Atlântica e é reconhecido internacionalmente.

O autor destaca que o turismo ferroviário movimenta a economia local e regional, gerando emprego, renda, fortalecendo micro e pequenos empreendedores e promovendo o patrimônio histórico e natural.

O projeto também insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado a data de 5 de fevereiro, em referência à inauguração da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, em 1885, um marco na história da infraestrutura do Paraná.

O texto aponta, ainda, que o turismo ferroviário contribui para a identidade regional e para a integração dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, especialmente em políticas públicas nas áreas de turismo, cultura, mobilidade e uso da infraestrutura existente.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação