Presidente da Criai destaca investimentos do Estado nos Centros de Convivência para Idosos

22/10/2020 13h38 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Estruturas foram construídas ou reformadas em 15 municípios de diversas regiões do Paraná. Os investimentos somam R$ 7,8 milhões do Tesouro do Estado, operações de crédito e com contrapartidas municipais.Créditos: Divulgação SEDU

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná, destacou, nesta quinta-feira (22), que o Governo do Estado reforçou a atenção ao idoso em 15 municípios de diversas regiões do Paraná com a construção ou reforma de Centros de Convivência da Terceira Idade.

“O Estado busca criar condições para que a gestão pública dê suporte à população com mais de 60 anos. Em quatro décadas, o Paraná passou de 376.813 idosos para 1.712.479, um número 4 vezes e meia maior e as projeções indicam aumento contínuo. Hoje, de cada 10 paranaenses, 1,5 tem mais de 60 anos. A previsão é que em 2050, três de cada 10 paranaenses sejam idosos”, destacou o deputado Cobra Repórter.

Segundo o Governo do Estado, os projetos estão em diversas fases de execução – seis já foram concluídos e entregues; um recebeu autorização para licitação; um está com a construtora já contratada; e um com as medições encerradas (última etapa de conferência da obra física).

As obras foram viabilizadas com recursos liberados pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), com análise e acompanhamento do Serviço Social Autônomo (Paranacidade). Os investimentos somam R$ 7,8 milhões do Tesouro do Estado, operações de crédito e com contrapartidas municipais.

“O atendimento à terceira idade é uma das políticas estabelecidas como prioritárias pelo governador Ratinho Junior e os Centros de Convivência estão entre as principais ações para promover a socialização e orientações sobre saúde, alimentação e a necessidade de lazer”, enfatizou o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

Com informações e fotos da Agência Estadual de Notícias