Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil é homenageado na Assembleia Entrega de Menção Honrosa ocorre no Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino.

29/11/2021 17h41 | por Thiago Alonso
O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná.

O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná.

O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (29), com o recebimento de um Título de Menção Honrosa, por proposição do deputado Hussein Bakri (PSD). A homenagem ocorre no Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, data comemorativa celebrada no dia 29 de novembro, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para recordar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral da ONU que, nesta data, em 1947, aprovou o Plano de Partição da Palestina, criando um estado judeu e outro árabe. A solenidade ocorreu durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia.

O deputado Hussein Brakri lembrou que Ualid Rabah comanda uma entidade com mais de 60 mil membros no Brasil. De acordo com o parlamentar, a homenagem ocorre em uma data simbólica. “Mesmo com a criação, o Estado da Palestina nunca se concretizou, obrigando os palestinos viverem exilados. A data de hoje destaca a luta por seus direitos, a busca pela soberania do povo palestino, com a construção da justiça e igualdade que traria a paz para o povo palestino e para todos os povos do Oriente Médio”, afirmou.

O deputado lembrou que a entidade homenageada defende o reconhecimento de um Estado Palestino soberano e independente, com Jerusalém sua capital. Também pede o direito de retorno dos refugiados às suas terras; condenando a ocupação ilegal dos territórios palestinos e os bloqueios militares e econômicos impostos por Israel desde a sua autoproclamação, em 1948.

Fundada em 1979, a Fepal é a entidade que representa a diáspora palestina no Brasil. É composta por cerca de 60 mil imigrantes, refugiados e descendentes.  A Federação atua na defesa dos interesses das comunidades de origem palestina que vivem no Brasil, representando-as em espaços políticos e sociais.

A Fepal reúne as associações e sociedades palestino-brasileiras espalhadas por mais de cem cidades brasileiras, em praticamente todos os estados. Em seu trabalho de base, a entidade promove a preservação da cultura palestina nas comunidades, com especial atenção à juventude, fomentando atividades que estimulam as pessoas a manter suas conexões com a pátria e a resistência palestina.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação