Presidente da Sociedade Rural de Maringá destaca importância da presença da Assembleia na Expoingá Para Maria Iraclézia de Araújo, iniciativa da Assembleia Itinerante demonstra uma instituição alinhada com as demandas regionais.

05/05/2023 13h35 | por Thiago Alonso

. “É importante para o Estado Democrático de Direito. Quanto mais próxima da comunidade for a atividade parlamentar, mais resultados serão alcançados para o bem-estar e qualidade de vida do cidadão", destaca Maria Iraclézia de Araújo.Créditos: Divulgação/SRM

A presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, destacou nesta sexta-feira (5) a importância de a Assembleia Legislativa do Paraná participar da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). Entre os dias os dias 10 e 13 de maio, o projeto Assembleia Itinerante vai levar a estrutura do Legislativo para a feira. Em entrevista, Maria Iraclézia parabenizou a iniciativa de aproximar o Poder Legislativo das pessoas. “É muito importante a presença dos deputados estaduais e da Assembleia durante o período da Expoingá. É uma forma de os parlamentares ficarem mais próximos da população, ouvirem as demandas regionais e, também, apresentarem e prestarem conta do trabalho que realizam”, disse.

Para a presidente da Sociedade Rural de Maringá, o programa da Assembleia que vai rodar os principais municípios do Paraná levando o trabalho do Legislativo se encaixa perfeitamente com os objetivos da Expoingá. “É um reconhecimento importante, que demonstra o grau de importância da Feira para o cenário do agronegócio e para a economia paranaense. Além disso, se torna uma forma de aproximar os trabalhos dos deputados da população em geral. Também torna possível a sociedade se inteirar e conhecer mais sobre o significado do papel desempenhado pela Assembleia para o dia a dia da vida do cidadão”, lembrou.

A Expoingá, que ocorre entre os dias entre os dias 4 e 14 de maio no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, é uma das maiores exposições agropecuárias do Brasil. “O Agro em Movimento” é o tema deste ano. A presidente da SRM explicou que o motivo foi escolhido por ser a atividade do agronegócio dinâmica e vibrante. Em 2023, o evento conta com um número recorde de expositores, mais de 1.300. A previsão é de que prospecção de negócios atinja a ordem de R$ 720 milhões. Mais de 500 mil pessoas são esperadas no evento.  Já a Assembleia Itinerante foi lançada pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em forma de leis e ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.

Segundo Maria Iraclézia, a parceria gera expectativa e vai render frutos para a população, com bons resultados para o agronegócio. “É importante para o Estado Democrático de Direito. Quanto mais próxima da comunidade for a atividade parlamentar, mais resultados serão alcançados para o bem-estar e qualidade de vida do cidadão. O agronegócio é o que move o nosso País. Nosso Estado é o mais produtivo da nação. A atuação parlamentar tem que estar em sintonia com o segmento e deve refletir em uma legislação que possibilite manter o setor como locomotiva da economia, de forma sustentável”, ressaltou.

No decorrer da feira, aqueles que estiverem na exposição poderão visitar os deputados em um estande da Assembleia para debater estes e outros temas. Lá, a população poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também será possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

A ideia é que em cada mês do ano, a Assembleia Itinerante passe pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 11, às 19 horas, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.