Presidente Traiano e deputados prestigiam a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná Conselheiro Durval Amaral assume o cargo para o biênio 2017-2018

12/01/2017 17h37 | por Jaime S. Martins

Créditos: Dálie Felberg/Alep

O ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral, assumiu nesta quinta-feira (12) a presidência TCE-PR para o biênio 2017-2018. Tomaram posse também os conselheiros Nestor Baptista como vice-presidente e Fabio Camargo como corregedor-geral.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB) participou da solenidade e parabenizou Durval pela posse. Traiano ressaltou as qualidades do novo presidente e afirmou que a relação entre Alep e TCE deverá ser ainda mais próxima. “O presidente Durval tem um vasto conhecimento público. Será um excepcional e gabaritado presidente que ficará à frente do TCE-PR pela sua experiência, sua bagagem de legislador e, acima de tudo, pelo seu conhecimento jurídico. Acredito que o Tribunal estará muito bem representado e a relação que se construiu com o Tribunal de Contas haverá de ser muito maior com a presidência do Durval, uma vez que ele já passou pelo Poder Legislativo estadual”, afirmou.

Durval disse que é uma honra assumir a presidência do TCE e “um desafio que vai coroar os mais de 33 anos de vida pública”. Ele frisou que fará uma gestão para manter as conquistas do Tribunal que levaram a Corte ser uma das melhores do país.

Durval salientou o papel dos Legislativos e disse que a experiência de seis mandatos como deputado estadual irá contribuir para que o Tribunal possa “implementar ações de orientação e capacitação, visando fortalecer o controle exercido pelas Câmaras legislativas e que o vereador não se preste somente a indicar nomes de ruas e fazer requerimentos, mas sim cumprir o seu papel de legislar e fiscalizar. O Tribunal procurará dar treinamento para que os vereadores possam exercer na plenitude as funções dos seus cargos”.

Ao finalizar, o novo presidente do TCE disse que irá trabalhar de modo profissional, em busca de uma boa prestação dos serviços públicos à população paranaense. “Reafirmo com convicção meu compromisso de agir com profissionalismo, zelo e dedicação, visando combater a corrupção, evitar o desperdício de recursos públicos, levar a transparência à sociedade e cobrar uma gestão eficiente para a prestação de serviços públicos de qualidade”.

Antes da transmissão do cargo ao novo presidente, o então presidente Ivan Bonilha fez um balanço da gestão dos dois anos como presidente do TCE, quando agradeceu ao apoio de todos os conselheiros e funcionários do Órgão nos trabalhos da sua gestão.

O deputado Tião Medeiros (PTB) destacou as qualidades pessoais e intelectuais do novo presidente do Tribunal de Contas e disse ter convicção de que a gestão de Durval Amaral à frente do TCE será um marco para a história, não só do Tribunal, mas do Paraná. “É um dia importante em que mais um ex-deputado assume a presidente do Tribunal de Contas. O Durval foi deputado por longo período, chefe da Casa Civil do Governo, é alguém que conhece profundamente a realidade do Paraná e da administração pública. Como presidente do Tribunal, e ele mesmo mencionou no discurso de posse, vai seguir o caminho da legalidade, da perfeição da administração e o zelo com o dinheiro público, que sempre foi um princípio que norteou sua conduta como homem público”, finalizou.

Participaram da cerimônia os deputados Tiago Amaral (PSB), Anibelli Neto (PMDB), Nelson Justus (DEM), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Alexandre Curi (PSB) e Pedro Lupion (DEM).