O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), promulgou, na manhã desta quarta-feira (7) a Lei que autoriza a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados, conveniados ao Sistema Único de Saúde, no estado. A iniciativa do projeto foi do deputado Hussein Bakri (PSD).
A proposta tinha sido aprovada pelos parlamentares, mas acabou vetada pelo Governo. Veto que foi derrubado na sessão do dia 23 de novembro. Em seguida, ela voltou para as mãos do governador Beto Richa (PSDB) para que fosse promulgada, o que não aconteceu. Então, ela foi devolvida para a Assembleia e, como determina o Regimento Interno da Casa, coube ao presidente da Casa promulgar a nova lei.
Em entrevista coletiva, no começo da tarde desta quarta-feira, o 1º vice-presidente, Jonas Guimarães (PMDB), anunciou a promulgação aos jornalistas e disse que a lei deve trazer resultados positivos para os pacientes internados em instituições do Paraná.
(Sonora)
Na terça-feira (6), pela primeira vez na história do Parlamento estadual, no horário do “Grande Expediente” da sessão, foram trazidos para o Plenário, animais que já participam de atividades terapêuticas especiais junto a pacientes de diferentes instituições. As profissionais (uma terapeuta e uma médica veterinária) falaram sobre os benefícios da presença de animais para os pacientes e acrescentaram que não há riscos de contaminação se o ambiente hospitalar estiver preparado para recebê-los.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.