Primeira etapa da Gincana da Cidadania começa em Curitiba

23/11/2015 20h00 | por Claudia Ribeiro
  (Descrição do áudio))

Nesta segunda  (23),  foi dada a largada para mais uma etapa do Geração Atitude. A Gincana da Cidadania. Nesta fase do programa, os alunos que estudaram o Guia do Cidadão participam de uma competição de perguntas e respostas sobre o conteúdo. A primeira escola a receber a Gincana foi o  Colégio Polivalente, no bairro Boqueirão, em Curitiba.  Primeiro os estudantes puderam fazer perguntas sobre a administração pública ao promotor do Ministério Público, Eduardo Cambi,  à vice-prefeita da capital,  Miriam Gonçalves (PT), ao vereador Pedro Paulo (PT). Eles elogiaram a iniciativa da Assembleia,  do Ministério Público, Poder Executivo estadual e Judiciário em levar a cidadania aos alunos por meio do Guia do Cidadão e das Gincanas.

(Sonoras)

Quem participou da Gincana veio com o conteúdo na ponta da língua. João Paulo Gomes era um deles. Ele diz que ficou motivado para conhecer mais sobre os poderes  depois que conheceu o Guia.

(Sonora)

Com o Endrix Rafael foi a mesma coisa. Ele diz que se esforçou bastante para participar da Gincana e que o interesse por cidadania, leis, cresceu depois da leitura e confessa: não tinha ideia de como funcionava a política na prática.

(Sonora)

Para Eduardo Cambi, que é um dos idealizadores do projeto,  a Gincana auxilia os estudantes a manter o conteúdo do Guia na cabeça de forma lúdica.

(Sonora)

O Geração Atitude foi um programa criado há dois anos. É uma parceria entre Ministério Público, Assembleia, Governo do estado, por meio da Secretaria da Educação e Poder Judiciário. Tem diversas etapas: entre elas a caravana da Cidadania, que promoveu um concurso nas escolas da rede estadual de Ensino, onde foram selecionados 31 projetos de lei elaborados pelos próprios alunos, que vieram a Curitiba conhecer os órgãos públicos parceiros no projeto e participar de um programa da TV Assembleia. Em uma iniciativa inédita, um dos projetos escolhidos vai virar lei.  A  Gincana vai passar por pelo menos 100 escolas espalhadas por 32 cidades paranaenses. Todas as provas vão ser gravadas e depois exibidas na TV Assembleia. Nessas competições, os estudantes vão responder a perguntas sobre os temas abordados no Guia do Cidadão.