Procuradoria da Mulher da Assembleia recebe fórum de lideranças femininas No encontro, que contou com a participação da secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, foi debatida a programação do 1º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná.

17/02/2023 17h06 | por Antônio Dilay
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, o Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos reuniram-se, nesta sexta-feira (17), para ouvir as sugestões, debater a programação do 1º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná e preparar a vinda da ministra Aparecida Gonçalves ao encontro.

Compareceram à reunião a pocuradora especial da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD), a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, a secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, a vereadora em Curitiba, Amália Tortato, mulheres representantes de 13 partidos, do Conselho Estadual do Direitos da Mulher, do Comitê de Políticas Públicas (Núcleo Curitiba) e do Fórum Mulheres de Partidos Políticos.

A deputada Cloara Pinheiro agradeceu a presença da secretária executiva do Ministério da Mulher. “Hoje tivemos uma manhã histórica aqui na Assembleia, com a presença de 13 partidos em uma reunião que está acima de cor partidária, com testemunhos de vida, a participação de uma cantora, cada uma falou da sua necessidade e a nossa secretária Maria Helena respondendo a todas as perguntas sobre políticas públicas para as mulheres”, concluiu.

A secretária executiva do Ministério da Mulher, Maria Helena Guarezi, agradeceu em nome da Ministra Cida Gonçalves e disse que “a reunião foi muito rica para trocar impressões e tenho a certeza que a gente sai daqui com um processo de debate político e união mesmo”. Parabenizou a procuradora da Mulher deputada Cloara por toda sua história de vida e pela luta em favor das mulheres e que “agora começa uma nova etapa para as mulheres do Paraná a partir de todo este processo que a gente vem construindo juntas”.

A secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte saudou o Fórum e declarou que nas questões de políticas públicas para mulheres “o que nos separa é muito menos do que nos une. “É importante este Fórum porque a luta tem que ser coletiva, que imprima um pacto onde todos movimentos, a sociedade e todos os poderes possam trabalhar juntos. Já tivemos muitos avanços e é preciso que sejam reconhecidos, mas ainda temos um grande caminho pela frente e acredito que toda iniciativa é muito bem-vinda, onde a gente possa trabalhar em um contexto de convergência”, concluiu.

A vereadora de Curitiba Amália Tortado (Novo) também destacou a importância do encontro e disse que acredita que “o Fórum vai andar, porque nesta reunião já ficaram combinados encontros para os próximos meses, e um fato importante é a questão do custeio, eu gostei bastante quando a secretária executiva mencionou a possibilidade de fazermos parcerias com a iniciativa privada, com empresas públicas que possam auxiliar e trazer dinheiro para que as políticas públicas das mulheres saiam do papel e consigam de fato mudar a vida das mulheres”.

“Um dos papeis do fórum é organizar essas agendas conjuntas entre as mulheres para fomentar a participação delas na política e a representatividade da mulher nos espaços de poder, além de buscar mais espaços nas estruturas nacionais e estaduais nos partidos político”, explicou a coordenadora do Fórum, Ana Moro.

Pauta

As políticas públicas para proteção das mulheres e o fortalecimento da participação de mulheres na política foram os assuntos norteadores da conversa, que também definiu a data e aprovou o tema do 1º Encontro de Prefeitas e Vereadores do Paraná. O evento acontecerá no dia 14 de março de 2023, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, e ficou aprovado o tema do 1º Encontro: “Representatividade das Mulheres na Política”.

Outros assuntos foram debatidos pelas lideranças femininas na primeira reunião do Fórum como a sustentabilidade da Conselhos da Mulher, a necessidade de montar grupos de trabalho para assuntos específicos dentro das políticas públicas para mulheres e a importância de se articular a transversalidade destas políticas, que possam ganhar apoio de outros Ministérios, outras Secretarias ou até de empresas públicas e privadas.

O Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos é vinculadoo à Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná e tem por objetivo funcionar como um suporte para as mulheres interessadas em se candidatar, ser um espaço para debates e apresentações de propostas de políticas públicas para mulheres, além de buscar a ampliação do número de mulheres nos espaços de poder e quebrar as barreiras internas nos partidos.