Procuradoria da Mulher disponibiliza lista de legislações para monitoramento de vereadoras Material foi lançado no final de semana, no encerramento do curso de capacitação promovido pela Procuradoria da Assembleia Legislativa.

03/05/2021 15h32 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná disponibilizou para consulta permanente das vereadoras paranaenses uma lista de legislações para facilitar o monitoramento e cobrança de funcionamento de políticas públicas no interior do Estado. A ação foi resultado de uma demanda apresentada pelas legisladoras durante o curso PROCURAME, parceria da Procuradoria da Mulher e Assembleia Legislativa, Defensoria Pública e Ministério da Mulher que chegou ao fim no último final de semana.

“Logo nos primeiros módulos nós percebemos a carência das vereadoras em atuarem na Rede de Enfrentamento no sentido de terem o que cobrar. E nisso se encaixam as nossas legislações vigentes. Por isso fizemos um compilado das atuais políticas públicas aprovadas através da Assembleia e disponibilizamos isso numa plataforma on-line para o monitoramento delas e cobrança de aplicação em seus respectivos municípios”, detalhou a procuradora, deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania). A lista pode ser conferida no link: http://www.assembleia.pr.leg.br/atividade-parlamentar/procuradoria-da-mulher

O curso PROCURAME, que foi um projeto piloto no Estado com possibilidade de expansão para todo o país, foi realizado em quatro finas de semana de abril. O último módulo, que ocorreu na sexta-feira (30), abordou a representatividade feminina e a violência política de gênero. Mais de 100 vereadoras do Paraná participaram da capacitação.

“Foi uma oportunidade de alinhamento incrível, que tivemos a sorte de termos uma grande adesão das legisladoras. Essa proximidade com a Procuradoria Estadual nos permite alinhar o trabalho das procuradorias para, em conjunto, garantirmos o acolhimento de mulheres em situação de violência e cumprimento das legislações vigentes em prol das paranaenses”, completou a deputada Cristina.