O meio passe nas passagens de ônibus intermunicipais destinado aos estudantes que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino localizados em municípios diversos de seus domicílios, está sendo proposto pelo deputado Professor Lemos (PT) na Assembleia Legislativa. Pelo projeto, apresentado na sessão plenária da última terça-feira (9), terão direito ao benefício da redução de 50% no valor da passagem os alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares, de ensino superior, técnico e profissionalizante.
Segundo o Professor Lemos, o objetivo é estender ao conjunto de estudantes do Paraná uma conquista histórica que a juventude brasileira vem alcançando em outros estados. Ele cita o caso do Ceará e do Rio Grande do Sul, onde os governos estão implementando o meio passe para estudantes que utilizam o sistema de transporte metropolitano.
Na opinião do parlamentar, a proposição, que recebeu apoio do Plenário e foi encaminhada para análise nas comissões técnicas do Poder Legislativo, traz para o Paraná a ideia de uma nova concepção de investimento, que prioriza todos os níveis de ensino, atingindo, principalmente, a qualificação dos estudantes que cursam as universidades regionais. Ele acredita que sem o incentivo do meio passe intermunicipal esses jovens acabarão por evadir-se das salas de aula, considerando os gastos existentes não só com deslocamento, mas com livros e outros materiais. “O desafio maior para o estudante não é passar no vestibular. É manter-se durante o curso”, afirma o Professor Lemos, na justificativa do projeto.