Professor Luizão Desaprova Nova Lei do Transporte Coletivo

19/02/2008 15h10 | por Karina Andrade / 41 3350-4053 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO PROF. LUIZÃO (PT)
O deputado estadual, professor Luizão Goulart (PT) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa na segunda-feira (18), para expor novamente sua posição contrária a nova lei do transporte coletivo, sancionada recentemente pelo prefeito Beto Richa.De acordo com o petista, os artigos que previam o mínimo de participação dos municípios que compõe a Rede Integrada de Transporte. Luizão lembrou ainda que em 2007, promoveu em parceria com a Assomec o I Fórum de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana que contou com a participação de políticos, técnicos, Ministério Público, Ministério das Cidades, Sindicato das empresas de ônibus de Curitiba, representantes da Urbs, da UFPR e principalmente dos usuários. “Durante o Fórum constatou-se que os municípios mereciam uma abertura no gerenciamento do transporte coletivo, até para que o serviço se tornasse mais eficaz e a Urbs concordou com isso”, contou o deputado.“Infelizmente a nova lei descriminou as sugestões levantadas durante o Fórum, dentre as principais a criação de um consórcio intermunicipal para gerenciar o setor”.O deputado acredita que sem uma política de planejamento estratégico, levando em conta os problemas comuns de cada município abrigado na malha de integração da Região Metropolitana de Curitiba, não haverá avanço na melhoria da qualidade do trânsito, nem na política tarifária e, tão pouco, nos demais programas de infra-estrutura e de demandas sociais”, conclui o deputado que representa a Região Metropolitana na AL.