Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

profissionais da educação apresentam sugestões para mudanças no ensino médio

24/05/2018 16h05 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
.(Descrição do áudio))

No segundo dia do Seminário de Educação Básica no Paraná, que começou nesta quarta (23) e termina na sexta (25), os grupos que debatem os impactos da Reforma do Ensino Médio na Educação se dividiram para discutir, de forma simultânea,  as cinco áreas de estudo: Linguagens e suas tecnologias (Artes, Letras, Educação Física e Inglês);  Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);  Matemática e suas Tecnologias; e  Formação Técnica Profissional. Segundo o Professor Marlus Geronasso, secretário-geral do evento, daqui surgirão propostas efetivas para as mudanças feitas pelo Ministério da Educação e encaminhadas ao Conselho estadual de Educação e à Secretaria de Estado da Educação.

(Sonora)

 O evento, que ocupa o Plenário, Salão Nobre, Plenarinho, Sala das Comissões e Auditório Legislativo, surgiu a partir de uma iniciativa dos deputados Delegado Recalcatti (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Maria Victoria (PP), presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, que vai receber o documento e encaminhar aos parlamentares e ao Governo do Estado.

 Ainda, de acordo com o professor Marlus, a perspectiva de uma proposta de ensino médio passa por encontrar solução para uma educação de qualidade. Por isso, os debates acontecem dentro do Poder Legislativo, um espaço democrático e com ampla participação popular, afinal, as decisões que serão tomadas influenciarão na vida de milhões de estudantes.

(Sonora) 

Além do aumento na carga horária, a  proposta de um novo ensino médio, que  começou a ser debatida em 2016 pelo Governo Federal, pretende construir uma  Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica em todo o país. As principais mudanças são: essa Base fará parte de 60% das matérias estudadas em sala de aula e o  restante ficará reservado para uma das áreas específicas e  os estudantes poderão escolher em que área se aprofundarão já no início do ensino médio, sendo que algumas disciplinas são obrigatórias, como  Matemática, Português e Inglês.

O evento na Assembleia termina com uma audiência pública na manhã desta sexta-feira, quando serão conhecidas as sugestões dos grupos. No caso do grupo de educação profissional, por exemplo, a coordenadora Mariana Monfort, diz que as principais preocupações  são a formação de professores e a percepção da realidade em que vivem os  estudantes.

(sonora)

 também Participam dos debates representantes do Ministério da Educação, professores, de universidades, da Secretaria Estadual de Educação, além dos parlamentares.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação