Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Sudoeste do Paraná terá índice de preço para medir inflação, destaca deputado Luis Corti (PSB)

Deputado Luis Corti (PSB).
Deputado Luis Corti (PSB). Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A pedido do deputado estadual Luis Corti (PSB), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) ampliou o levantamento do Índice de Preços Regional (IPR) para o setor de alimentos e bebidas, passando de seis para nove municípios analisados.

O ponto de partida para essa expansão foi um pedido do parlamentar para que Pato Branco, no Sudoeste do Estado, fosse incluído no estudo. A solicitação acabou abrindo caminho para a entrada de mais duas cidades — Guarapuava e Umuarama —, fortalecendo a presença da região e de outras localidades no levantamento.

Para o parlamentar, o índice fará diferença no dia a dia da população. “Aqui no Sudoeste, todo mundo sente no bolso quando sobe o preço do leite, da carne suína ou do pão de cada dia. Com o índice, a dona de casa saberá onde está mais barato e, às vezes, trocará a batata pelo aipim ou a maçã pela banana, economizando sem perder qualidade na mesa da família”, destacou o deputado.

Com a ampliação, o número de estabelecimentos monitorados sobe de 366 para 583, e o volume de notas fiscais avaliadas passa de 400 mil para 2,5 milhões. Além disso, o levantamento, que antes abrangia 35 produtos, agora contemplará 91 itens, reforçando a base de informações que orienta políticas públicas estaduais.

Segundo o presidente do IPARDES, Jorge Augusto Callado, o reforço no monitoramento qualificará a leitura da economia local. “O IPARDES transforma dados em informação estratégica para embasar políticas públicas. Ao incluir os outros três municípios e ampliar o estudo, teremos um retrato mais fiel da economia regional, especialmente em áreas estratégicas como o Sudoeste”, afirma.

O deputado Luis Corti reforçou que a conquista vai muito além de uma atualização estatística. “Como deputado do Sudoeste, sei que fortalecer os municípios começa por conhecer a fundo sua realidade. A inclusão de Pato Branco no IPR é mais que um dado: é uma conquista que ajudará a direcionar investimentos e políticas que atendam de fato às necessidades da nossa região”, comentou o parlamentar.

O diretor de planejamento do instituto, Orlando Chiqueto Rodrigues, destacou o papel do deputado Luis Corti na interlocução com o governo. “É incrível ver um parlamentar com tanto conhecimento sobre as realidades regionais. Essa aproximação entre o Legislativo e os órgãos técnicos é fundamental para que o Estado compreenda melhor suas demandas e potencialidades”, disse.

Sobre o IPARDES

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social é responsável por estudos e pesquisas que subsidiam o governo do Estado e as prefeituras na formulação de políticas públicas. Enquanto o IPCA mede a inflação nacional, o IPARDES constrói indicadores regionais, como o IPR, que refletem a realidade específica do Paraná e ajudam a entender o comportamento de preços e consumo em diferentes regiões.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação