Profissionais de odontologia e sua importância para a saúde pública são celebrados na Assembleia O presidente da Academia Paranaense de Odontologia, André Rodrigues, proferiu palestra sobre a documentação, preservação e história da profissão.

16/10/2023 15h44 | por Antônio Dilay

Na ocasião, foram entregues homenagens à Academia Paranaense de Odontologia e a cinco profissionais em destaque da área.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Por proposição da líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD), o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (16) contou com a participação do presidente da Academia Paranaense de Odontologia, André Rodrigues, que discorreu sobre as atividades da Academia, a profissão do cirurgião-dentista e sua importância na saúde pública.

A deputada Márcia Huçulak comentou que “hoje é um dia especial para a odontologia aqui representada nas várias entidades. Em razão do dia 25 de outubro, Dia do Dentista e por isso propusemos esta homenagem. A atuação do profissional da odontologia vai além da saúde bucal e da estética, mas está associada também a prevenção e agravamento de quadros críticos que muitos desconhecem, como o parto prematuro. Um bom tratamento odontológico pode evitar a ocorrência de parto prematura e até a prevenção de doenças cardiovasculares, infartos e AVCs”.

Na ocasião, foram entregues homenagens à Academia Paranaense de Odontologia e a cinco profissionais em destaque da área, além do doutor Rodrigues. O presidente do Conselho Regional de Odontologia no Paraná, doutor Aguinaldo Coelho de Farias; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, seção Paraná, doutor Dalton Luiz Bittencourt, o presidente no Paraná do Conselho Internacional de Odontologia, doutor Celso Minervino Russo e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, doutora Beatriz Battistella Nadas.

Para o presidente da Academia Paranaense de Odontologia, o cirurgião-dentista André Rodrigues, “é com grande alegria que me foi permitido utilizar este espaço. A Academia é constituída por 40 cadeiras que estão ocupadas por profissionais eméritos na odontologia. A Academia Paranaense, junto com o Conselho e a Associação zelam pelo exercício da profissão. A Academia Paranaense é uma das menores do país e nem por isso deixou de exercer seu papel de protagonismo no cenário nacional”.

Dia do Cirurgião-Dentista

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista. Essa data foi escolhida porque coincide com o dia em que foi publicado o decreto que criou os primeiros cursos de Odontologia no nosso país, o decreto imperial nº 9.311, de 1884. A lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966, regula o exercício da Odontologia e traz as competências do cirurgião-dentista.

O Paraná conta atualmente com 24.450 cirurgiões-dentistas, profissionais que exercem um papel crucial para a saúde e bem-estar das pessoas. Manter a saúde bucal em dia ajuda na prevenção doenças orais, como cáries, infecções e problemas periodontais, que podem, por exemplo, estar associados a outros males. Também exerce um papel importante na prevenção de outras doenças, como evitar que bactérias entrem na corrente sanguínea e causem infecções pelo corpo.