Programa "3 Minutos com o Deputado" traz boas histórias e curiosidades sobre o dia a dia dos deputados Criado inicialmente para o Facebook, programa fez grande sucesso ao longo de 2016 e, com isso, ganhou espaço também na TV Assembleia.

05/01/2017 09h15 | por Carolina Prestes
Programa " 3 minutos com o deputado".

Programa " 3 minutos com o deputado".Créditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Programa " 3 minutos com o deputado".

Você sabia que a deputada Maria Victoria (PP) é campeã de tiro ao prato? E que o deputado Tiago Amaral (PSB) é apaixonado por esportes radicais? Estas e outras curiosidades foram mostradas e registradas em vídeo pelo programa “3 Minutos com o Deputado”, série lançada durante o ano de 2016 no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A intenção do programa é apresentar um lado mais despojado dos parlamentares, aproximando-os dos cidadãos paranaenses, mostrando aspectos que fogem à rotina do Legislativo, do dia a dia do Parlamento. Com as entrevistas já descobrimos, por exemplo, que a terapia do deputado Pedro Lupion (DEM), que preside a Comissão de Agricultura e Pecuária, é cozinhar. Experiência compartilhada pelo deputado Elio Rusch (DEM), relator da Comissão de Orçamento, que também não abre mão de preparar um delicioso arroz carreteiro para a família. A diferença é que Elio Rusch ainda faz questão de lavar a louça. “Eu gosto de lavar só a louça do meu carreteiro. Cozinho, limpo o fogão, faço o serviço completo.”

Outra surpresa foi o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que falou da paixão pelo jardim de casa. "Eu moro em casa e nos horários que tenho disponíveis a minha distração é mexer com o jardim. É uma tarefa que leva tempo. Mas o legal é ver as espécies evoluírem."

Se o assunto é filme, já sabemos quem procurar. O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), líder do Bloco PRB-PPL-PSL, assumiu ser um cinéfilo de plantão. “Eu tenho o hábito de colecionar DVDs, devo ter um acervo em torno de setecentos ou oitocentos, dos mais diversos gêneros.” Mas se o tema for livros e séries de televisão, o deputado Felipe Francischini (SD), líder do Bloco SD-PP-PMN, é a pessoa certa para dicas. Viciado no assunto, ele troca boas horas de sono para conhecer novas histórias.

Família – Já se o assunto é família fica difícil escolher qual é o parlamentar que é o mais coruja. Requião Filho (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Cristina Silvestri (PPS), André Bueno (PSDB) e Ney Leprevost (PSD) revelaram ao “3 Minutos com o Deputado” que trocam qualquer coisa por bons momentos ao lado de filhos, netos e companheiros.

Por falar em família, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) percorre mais de 500 quilômetros todos os finais de semana só para visitar o maior amor da vida dele: a mãe. “É inevitável e muito agradável visitar minha mãe, que está com 90 anos. Se não vou, ela sente muita falta e eu também.”

Descobrimos também que o deputado Guto Silva (PSD) já foi garçom e hoje usa as horas vagas para tocar bateria. Já o deputado Adelino Ribeiro (PSL) aproveita o pouco tempo livre que tem para se arriscar no carrinho de rolimã.

Esportes – Outra curiosidade descoberta pelo programa é sobre o deputado Missionário Ricardo Arruda (DEM), que sempre que pode troca o Plenário e a rotina parlamentar pelos tatames de luta marcial. “A luta me ajuda muito no equilíbrio, e para o trabalho na Assembleia isso é essencial. A luta te dá disciplina, respeito com o adversário, é uma força que vem de dentro para fora.” Quem também gosta do esporte é o deputado Ademir Bier (PMDB), 2º secretário da Alep. Ele sonhava em ser jogador de futebol, mas acabou desistindo dos planos para atuar na vida política.

Mas se o tema for aventura, podemos citar também o líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Para fugir da rotina pesada, o parlamentar costuma se aventurar sobre duas rodas. Apaixonado por motocicletas desde pequeno, ele tenta usar a moto como meio de transporte até durante o trabalho. “No verão venho para a Assembleia de moto e algumas vezes viajo para o interior para cumprir agenda parlamentar com ela. É uma terapia! Adoro andar e viajar de moto”.

Os “3 Minutos Com O Deputado” garantem também boas risadas e algumas podem ser conferidas durante a entrevista com o deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação, que usou seu bom humor para fazer imitações.  “Meu personagem principal é o ex-presidente Lula. Costumo imitá-lo para descontrair. Eu acho que a vida da gente é tão cheia de confusão que é preciso levar as coisas numa boa”, justifica ele.

Quem também arrancou boas gargalhadas foi o parlamentar Marcio Pauliki (PDT), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Com ótimas histórias sobre a época em que fazia parte das Forças Armadas, uma se destacou: O paraquedas não abriu! O desespero foi grande, mas no fim deu tudo certo. “Foi um grande susto! Hoje dou risada, mas também não me arrisco mais neste esporte.”

Na TV Assembleia – Com tantas histórias os “3 Minutos com o Deputado”, inicialmente criado para fazer parte do nosso Facebook, ganhou espaço na TV Assembleia. Ainda temos vários parlamentares em nossa agenda de entrevistas. Em 2017 podemos nos preparar para novas descobertas. Enquanto os novos vídeos não chegam, você pode acompanhar todas as entrevistas já realizadas em nosso Facebook; pela TV Assembleia, no canal 16 da NET, e também pelo canal da Alep no Youtube (https://goo.gl/FbdElx).